Cras conclui terceiro curso a gestantes em Ribeirão Bonito - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Cras conclui terceiro curso a gestantes em Ribeirão Bonito

Novas mamães puderam assistir palestras e participaram de oficinas 

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito 

Foto: Divulgação
O Centro de Referência de Assistência Social de Ribeirão Bonito concluiu na tarde desta quarta-feira (10) o terceiro curso de capacitação para as novas mamães do município. De acordo com o Cras, o Projeto Gestante, que atendeu a cerca de 20 gestantes entre fevereiro e junho, tem por objetivo complementar a necessidade das gestantes com mais informações sobre a gravidez, propiciar uma boa convivência e fortalecer os vínculos familiares.

Com encontros de 1h30 de duração, às quartas-feiras, o terceiro curso teve início no dia 25 de fevereiro. Em pouco mais de três meses, as participantes assistiram à palestras com profissionais da Saúde sobre os cuidados que devem tomar e os exames essenciais durante a gestação e após o parto. Segundo a coordenadora do Cras, Jocinéia Magalhães de Bonis, pela primeira vez os companheiros foram incluídos no curso em palestra sobre os cuidados com o bebê.

Segundo Jocinéia, o projeto é uma parceria entre o CRAS Maria Rosa Aielo Francelin, o Setor Social de Ribeirão Bonito e o Programa de Saúde da Família (PSF). As gestantes são encontradas por meio de visitas das agentes comunitárias de Saúde e convidadas pelo Cras a participarem da capacitação. De acordo com a terapeuta ocupacional Gabriela Paula de Almeida Guimarães, o curso tem evoluído e foi concluído com seis, na primeira edição, e com 10 participantes, na segunda.

Com uma média de idade que gira em torno de 16 a 21 anos – a gestante mais nova tem apenas 13 anos e a mais velha, 38 –, o curso contou com pouco mais de 20 participantes, das quais apenas 17 conseguiram concluir. Em três meses, cinco gestantes deram à luz, uma delas na última terça-feira (9). Nesse caso, explica Jocinéia, as gestantes devem acompanhar os encontros do próximo curso, cujas atividades devem ter início logo após o recesso, no mês de agosto.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora