NO TRANSPORTE DOS ALUNOS, A RESPONSABILIDADE DA FISCALIZAÇÃO É DAS PREFEITURAS
As prefeituras que desejam pedir um ônibus escolar ao governo do Estado de São Paulo têm somente até esta sexta-feira (26) para oficializar o pedido. A segurança é um dos itens principais e fundamentais no transporte e consta da lei do Código de Trânsito Brasileiro.
A partir desta data nenhuma prefeitura mais terá desculpa se os veículos oficiais de transporte escolar não estiverem em condições de rodar com os estudantes. No transporte dos alunos, a responsabilidade da fiscalização é das prefeituras, do estado e também da Polícia Rodoviária.
Em Boa Esperança do Sul, as crianças são transportadas em um ônibus que não teria condições de realizar o serviço. As crianças reclamam, algumas mães fazem o trajeto junto com os filhos por medo que as crianças se machuquem mas a prefeitura garante que o veículo usado ainda está em condições e que uma licitação já foi aberta para a compra de novos veículos.
Além de contratar as empresas para o serviço, os municípios podem fazer eles mesmos o transporte dos estudantes e com base neste propósito o governo do estado oferece uma parceria. Se a prefeitura mostrar interesse, o estado oferece um ônibus com 31 lugares.
Os veículos a serem entregues são do mesmo modelo do que é usado pela Prefeitura de São Carlos. Os ônibus são equipados com cinto de segurança, extintor de incêndio, saída de emergência, lixeira, espaço para material escolar e até espaços para portadores de necessidades especiais.
Segundo o delegado de trânsito Edivaldo Ravena Picazzo, os casos irregulares devem ser denunciados e a punição é composta de multa mais a apreensão do veículo. "É inaceitável que os alunos sejam transportados sem as condições adequadas e é preciso também reduzir o número de acidentes", completa o delegado.
Da EPTV
Nenhum comentário:
Postar um comentário