Jornalismo: A história de Blota Júnior, que faria 90 anos de vida hoje se fosse vivo - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quarta-feira, 3 de março de 2010

Jornalismo: A história de Blota Júnior, que faria 90 anos de vida hoje se fosse vivo

ELE FALECEU HÁ POUCO MAIS DE 10 ANOS EM SP

Fotos: Arquivo Record/Internet
José Blota Júnior, nascido no dia 3 de março de 1920 em Ribeirão Bonito, formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo - USP, foi locutor, apresentador e produtor de TV. Político, Blota Júnior foi deputado estadual e federal, além de chefiar pastas no governo estadual. Casado com a também radialista Sonia Ribeiro, de quem ficou viúvo, teve três filhos: Sônia Angela, José Blota e José Francisco.

Irmão do também radialista Geraldo Blota, o saudoso GB, Blota Júnior faleceu aos 79 anos de idade em 22 de dezembro de 1999. Como homenagem, seu nome foi dado a diversos logradouros públicos não só em Ribeirão Bonito, onde existe o Ginásio de Esportes "Dr. José Blota Júnior", mas também em Itapecirica da Serra e São Paulo, ambas em Escolas Municipais. Blota Júnior completaria 90 anos hoje se ainda estivesse em vida, o que vamos recordar com sua biografia.

BIOGRAFIA:

José Blota Júnior, conhecido apenas como Blota Júnior (Ribeirão Bonito, 3 de março de 1920 - São Paulo, 22 de dezembro de 1999), foi advogado, formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, locutor, apresentador e produtor de televisão, passandos por importantes emissoras nacionais e internacional.

Por cinco vezes tentou ingressar no rádio, sendo reprovado em todas as oportunidades, até que entrou na Rádio Cosmos, atual Rádio América, onde permaneceu até transferir-se para a Rádio Cruzeiro do Sul, onde foi Diretor Artístico. Em 1943 foi contratado pela Rádio Record, onde foi desde comentarista esportivo até Diretor de Emissoras.

Trabalhou como locutor da "Voz da América" da NBC de Nova York até que, em 1953, apresentou o show de inauguração da TV Record ao lado de sua esposa, a também radialista Sonia Ribeiro. Assumiu o cargo de Diretor Superintendente da Rádio Panamericana, a Jovem Pan, e partiu para o ramo industrial como Vice-Presidente da Caloi.

Na política, foi Deputado Estadual cumprindo três legislaturas e Deputado Federal entre 1975 e 1979, sendo líder de dois governos e Presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Foi nomeado o primeiro Secretário de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo e também Secretário de Comunicações no governo de Paulo Maluf, seu último cargo público.

Ao lado da esposa, Blota Júnior apresentou o Troféu Roquette Pinto, do qual foi criador, além dos "Show do Dia 7" e "Festivais da Música Popular Brasileira" de 1966 a 1971 na atual Rede Record. Também apresentou programas na TV Bandeirantes e no SBT, além de fazer locuções esportivas da Copa do Mundo de 1974 e das Olimpíadas de 1988.

Durante sua carreira, exerceu os cargos de Vice-Presidente da Associação dos Pioneiros da Televisão, atual Pró-TV, Presidente da ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo - e Diretor da ABERT - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão. Nos últimos tempos, apresentou sorteios realizados pela televisão.

Fonte de Pesquisa: Site Wikipédia

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora