Internacional: Papa diz que cristãos não devem aceitar leis injustas e cita aborto - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Internacional: Papa diz que cristãos não devem aceitar leis injustas e cita aborto

BENTO XVI DISSE QUE OS FIÉIS DEVEM OBEDECER ÀS LEIS E EVITAR A VIOLÊNCIA, MAS SE OPOR À 'INJUSTIÇA'

O papa abriu o Tríduo Pascal com a Missa Crismal, e disse que os cristãos devem obedecer às leis de seus países, mas que não devem aceitar as injustiças "embora sejam consideradas como direito, por exemplo, quando se trata do assassinato de crianças inocentes ainda não nascidas".

A missa marca o começo do Tríduo Pascal, centro do Ano Litúrgico, e celebra a Quinta-Feira Santa, dia em que se lembra a instituição dos sacramentos da Eucaristia e da Ordem Sacerdotal por Jesus Cristo durante a Última Ceia, segundo a tradição cristã.

Assim, durante o rito, realizado no começo da manhã na basílica de São Pedro do Vaticano, que contou com a participação de mais de 10 mil pessoas, os sacerdotes renovaram suas promessas (pobreza, castidade e obediência) e o papa Bento XVI destacou o que significa ser padre e suas obrigações.

"Os sacerdotes são chamados a se opor à violência", afirmou o pontífice, que não fez referência aos escândalos de padres pedófilos, que já condenou com dureza em diversas ocasiões nestas semanas.

O bispo de Roma, de quase 83 anos, assinalou que os cristãos têm que ser pessoas de paz, que reconhecem e vivem o mistério da cruz como mistério de reconciliação, já que Cristo - afirmou - não triunfa por meio da espada, mas por meio da cruz, "vence superando o ódio, com a força de seu amor".

Após ressaltar que a cruz de Cristo expressa seu 'não' à violência, Bento XVI disse que os cristãos são chamados a se opor à violência e como bons cidadãos têm que respeitar o direito e fazer "o que é justo e bom".

Segundo o papa, isso "consiste em rejeitar o que não é direito, mas injustiça nos ordenamentos jurídicos vigentes". "Por exemplo, quando se trata do assassinato de crianças inocentes ainda não nascidos", acrescentou o papa Ratzinger.

Bento XVI decidiu que o dinheiro recolhido durante a missa será destinado a reconstrução do seminário de Porto Príncipe, destruído pelo terremoto que castigou o Haiti em janeiro.

Amanhã o Pontífice presidirá na Basílica de São Pedro a Paixão de Cristo e pela noite irá ao Coliseu de Roma, no centro da Cidade Eterna, para presidir a tradicional Via-Sacra.

Na noite do Sábado de Aleluia, realizará a Vigília Pascal na Basílica de São Pedro, noite na qual a Igreja permanece à espera da Ressurreição do Senhor, segundo a tradição cristã.

No domingo realizará a Missa da Ressurreição na Praça de São Pedro, e depois fará o tradicional pronunciamento da Mensagem Pascual e dividirá a bênção "Urbi et Orbi" à cidade de Roma e a todo o mundo.

Do Estadão.com

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora