Internacional: França espera ter novidades sobre voo AF447 nesta semana - Blog Marcel Rofeal

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segunda-feira, 10 de maio de 2010

Internacional: França espera ter novidades sobre voo AF447 nesta semana

ROBÔS MARINHOS EXPLORAM NOVA ÁREA COM BASE EM SINAL PROVAVELMENTE DAS CAIXAS-PRETAS

Clement Guillou, da Reuters na França

As buscas realizadas em uma nova área do oceano Atlântico para localizar os destroços do avião do voo 447 da Air France serão concluídas nesta semana, e os primeiros resultados serão conhecidos em pouco tempo, anunciou nesta segunda-feira o Escritório de Investigações e Análises (BEA).

O diretor do BEA, Jean-Paul Troadec, confirmou que robôs submarinos estão explorando uma nova área, com base num sinal provavelmente emitido por uma das caixas-pretas do Airbus A330 que caiu ao mar em 1o de junho de 2009 com 228 pessoas a bordo, quando cobria o trajeto do Rio de Janeiro a Paris.

Revelada na quinta-feira passada após novas análises dos sinais emitidos dez meses atrás, a descoberta deu aos investigadores e aos familiares das vítimas novas esperanças de que seja elucidada algum dia a causa dessa catástrofe aérea, a mais mortífera da história da Air France.

O BEA reafirma que, embora a falha de funcionamento nas sondas Pitot, que fazem a medição da velocidade, seja um elemento que ajude a explicar o acidente, apenas a descoberta dos gravadores das conversas na cabine do avião e dos dados técnicos do voo talvez permitam que se saiba com precisão quais foram as razões da tragédia.

"Se localizarmos uma parte dos destroços, a primeira coisa que faremos será encontrar os gravadores, que ficam em uma parte muito conhecida da célula. Em seguida, remontar os gravadores, levá-los o mais rapidamente possível para os laboratórios do BEA e, ali, fazer sua leitura", disse Troadec em entrevista coletiva, confirmando que os sinais correspondem às balizas acústicas das chamadas caixas-pretas.

AVIÃO TERIA DADO MEIA-VOLTA?

Mas os gravadores ainda estão longe de serem encontrados, e tanto o BEA quanto o governo francês adotam postura cautelosa. Tampouco é certo que eles ainda possam ser decifrados, depois de terem passado um ano na água.

Na semana passada, o Ministério da Defesa disse que encontrar as caixas-pretas nessa nova área de buscas equivaleria a encontrar uma caixa de sapatos em Paris, num relevo submarino comparável à cordilheira dos Andes. Desde a noite de quinta para sexta-feira passada, submarinos robôs estão percorrendo essa área de buscas.

A área já foi reduzida para mais ou menos dois terços, e "é provável que na quarta-feira já tenhamos vasculhado a área", disse o diretor do BEA, acrescentando que "é possível que amanhã (terça-feira) já tenhamos resultados."

A área de buscas é relativamente acidentada e, em alguns pontos, chega a mais de 4.000 metros de profundidade. Está situada a aproximadamente 40 milhas náuticas a oeste-sudoeste da última posição conhecida do voo AF447, disse Troadec.

Se os destroços forem encontrados nessa área, levando em conta a ausência de correntes marítimas nessa profundidade, isso significará que o avião estaria descrevendo meia-volta no momento do acidente, acrescentou o diretor do BEA.

"Mas não sabemos por que (a aeronave) estaria fazendo isso", disse ele, pedindo para que não sejam feitas especulações antecipadas.

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