Sessão de Câmara: Desentendimento provoca discussão acalorada entre José Luiz Mascaro e Nelson de Souza - Blog Marcel Rofeal

Breaking

terça-feira, 22 de junho de 2010

Sessão de Câmara: Desentendimento provoca discussão acalorada entre José Luiz Mascaro e Nelson de Souza

Discussão teve início após Nelson dizer que o Prefeito tem medo de Ong

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito

Foto: Marcel Rofeal/BP
Uma discussão acalorada marcou a Sessão Ordinária da noite desta segunda-feira (21) na Câmara Municipal de Ribeirão Bonito. Durante o Tema Livre, no momento em que era utilizado pelo Presidente José Luiz Mascaro (PT), Nelson de Souza (PRB) e Mascaro se desentenderam, o que resultou em um clima tenso no Plenário. Por várias vezes a Presidente em exercício, Vereadora Renata Mesquita Magalhães (PSDB), interveio para normalizar a situação.

Tudo começou quando José Luiz Mascaro dizia que a cidade estaria muito melhor se ex-prefeitos tivessem feito 30% do que já fez o atual. Mais uma vez ele citou o cinema e, neste momento, cedeu uma parte ao colega Nelson de Souza. Em sua participação, Nelson parabenizou a Amarribo e disse que o Prefeito Paulo Veiga (PPS) tem medo da entidade, sendo imediatamente interrompido pelo Presidente da Casa.

Mascaro explicou ao colega que não se pode colocar alguns termos perante os microfones, pois poderiam caracterizar como quebra de decoro previsto no Regimento Interno. Nelson também o interrompeu, não entendendo a intenção do Presidente, discordou e afirmou que ele, Mascaro, não iria "crescer nas costas" dele. Não é o primeiro desentendimento entre eles, em setembro os dois bateram boca durante o Tema Livre quando Nelson se retratou.

Na oportunidade, Nelson disse que não havia generalizado quando afirmou que vagabundos apanham cestas básicas no Setor Social. O clima pesou quando, por seguidas vezes, Nelson se referiu ao Presidente como "cara", o que causou várias advertências e o corte de seu microfone. Já na última Sessão, Mascaro manteve a calma e tentou esclarecer o que tentava dizer ao Vereador, o que não aconteceu e o levou a pedir a intervenção da Presidente.

Após vários outros pedidos de cessão da parte recusados por Mascaro, Nelson permaneceu em silêncio durante o período em que o Presidente ocupava a tribuna, com exceção dos quais era citado e elogiado. O embate deixou o Plenário e se extendeu durante o intervalo regimental, onde os Vereadores se dirigiram à sala Dalvo Lucato e deram sequência ao assunto. Pouco antes do reinício da Sessão, outro momento de tensão se deu na Secretaria da Casa.

Com a retomada dos trabalhos, que contaram com a assistência dos eleitores Emílio Valter Camilo e Nicolau Françoso, o clima esfriou e tudo transcorreu de acordo com a normalidade. Dos nove representantes do Poder Legislativo, apenas o Vereador Luiz Marcelino dos Santos Pallone (PSB) se ausentou. Essa foi a última Sessão Ordinária antes do período de recesso no Legislativo, que tem início logo após a Sessão Extraordinária da próxima segunda-feira (28).

ORDEM DO DIA:
- Projeto de Lei n° 018/2010, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre a extinção do cargo de Caixa e sua respectiva vaga;
> Parecer da C. C. J. R. (APROVADO);
> Emenda Modificativa n° 001/2010 (APROVADA);
> Projeto de Lei n° 018/2010 (APROVADO).

- Projeto de Lei n° 019/2010, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre a criação de vaga em cargo Público efetivo de Lançador e dá outras providências:
> Parecer da C. C. J. R. (APROVADO);
> Parecer da C. O. F. C. (APROVADO);
> Projeto de Lei n° 019/2010 (APROVADO).

- Projeto de Lei Complementar n° 021/2010, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre da nova redação ao artigo 6°, acrescentando o parágrafo 3° da Lei 2.047, de 8 de maio de 2.009:
> Parecer da C. C. J. R. (APROVADO);
> Parecer da C. S. E. C. L. T. (APROVADO);
> Emenda Modificativa e Supressiva n° 001/2010 (APROVADA);
> Projeto de Lei n° 021/2010 (APROVADO);

- Projeto de Decreto Legislativo n° 003/2010, de autoria do Ver. Eduardo Antonio Doimo, que dispõe sobre a concessão de título de cidadão Ribeirão Bonitense ao Ilmo. Sr. Lazaro Antonio Magalhães:
> Parecer da C. C. J. R. (APROVADO);

- Requerimento n° 045/2010, de autoria do Ver. Dimas Tadeu Lima, solicitando informações a respeito da distribuição dos medicamentos na rede municipal de saúde (APROVADO);

- Moção n° 005/2010, de autoria do Ver. Nelson de Souza, que dispõe sobre congratulações ao Ilmo. Sr. Claudiano Silva (APROVADO).


José Sebastião Baldan (PMDB):
- Iniciou suas palavras parabenizando ao colega Nelson de Souza, pela Moção de Congratulações ao atleta Claudiano Silva, ao Setor Social, pela arrecadação de agasalhos em campanha, e comentou a concessão de máquinas, por parte da Prefeitura, para a confecção de fraldas, atividade que será exercida pelas detentas da Cadeia Pública de Ribeirão Bonito em troca de redução de pena, que serão distribuídas às entidades assistenciais.

- Falou, ainda, sobre sua presença, juntamente com o Presidente da Câmara, na cerimônia de formatura do SENAI na última quinta-feira (17), em São Carlos. Disse que ficou emocionado quando da homenagem, por parte dos formandos, a dois jovens que faleceram durante o curso, e não puderam receber o certificado. Um dos garotos, segundo ele, contou com o seu apoio na luta contra a leucemia, que o levou a morte.

Nelson de Souza (PRB):
- Abriu suas palavras, já antecipando que falaria pouco, abordando a empresa AGM, que prestou serviços de limpeza pública em Ribeirão Bonito. Disse que há um mês que se encerrou o contrato com a Prefeitura e, após isso, haveria um período de dez dias para o pagamento dos funcionários, o que não teria acontecido. "Eles precisam comer", disse o Vereador. "Na verdade, já vieram alguns na minha casa para reclamar", completou.

- Segundo ele, que afirmou não ter certeza sobre, há uma cláusula no contrato em que o salário ficaria 'preso'. "O Prefeito está segurando esse último pagamento da firma e ela não quer pagar o pessoal", afirmou. Classificou o episódio como "falta de respeito com o trabalhador", justificando que os funcionários precisam desse dinheiro para comer. Disse que foi procurado por um ex-funcionário da firma que teria dito que não tem comida nem dinheiro para comprar remédios.

- Emendou o assunto com a falta de remédios nos postos de saúde, dizendo que a situação é grave. "Eu não sei o que está acontecendo", disse. "Houve uma altura de remédios lá atrás e, agora, está piorando, a coisa está ficando feia para o povo que precisa de um remédio e não tem", completou. Disse que a falta de medicamentos em uma cidade como Ribeirão Bonito é "uma vergonha". "Faltar um remédio, até concordo, mas para pressão e para diabetes é obrigatório".

- Voltou a falar sobre a empresa, dizendo que acha errado se o Prefeito assinou um contrato onde reza que deve segurar o último pagamento dos funcionários. No caso de a empresa não efetuar o pagamento por vontade própria, Nelson também criticou: "Se a firma não quer pagar o povo, é porque ela é sem vergonha, e não por c* do Prefeito, a firma é errada." disse. "Mas o Prefeito tem que abrir os olhos na hora de contratar essa firma, completou.

- Durante todo o período em que ocupou a tribuna, pouco mais de sete minutos, tratou do assunto sobre o pagamento dos funcionários, com exceção dos poucos segundos em que falou da falta de remédios. Agradeceu a Amarribo, dizendo que é uma organização "que se preocupa com o povo de Ribeirão Bonito". Agradeceu, também, ao Prefeito pelas obras realizadas no bairro Malvinas, principalmente em cumprimento às suas indicações.

José Luiz Mascaro (PT):
- O Presidente do Legislativo Municipal destacou, logo no início de sua utilização da tribuna, que não deve nada nem a Ong e nem a Blog's. Comentou, a exemplo do colega Nelson, que não irá se furtar de criticar a administração quando for necessário, mas reconhecerá as ações benéficas do Executivo quando realizadas. Afirmou que a cidade estaria muito melhor se os prefeitos que passaram por Ribeirão Bonito tivessem feito 30% do que já fez o atual governo.

- Mais uma vez citou o prédio do antigo Cine Piratininga, o qual apelidou de "elefante branco/roxo" em outras Sessões. Foi interrompido por diversas vezes, durante a discussão com o colega Nelson, e disse que estava tentando ajudar o Vereador. Falou sobre o leilão de veículos da Prefeitura, justificando que não há espaço físico suficiente no pátio e na chácara para armazenar os veículos além do estado em que alguns deles se encontram.

- Parabenizou ao Vereador José Baldan pela indicação n° 033/2010, onde pede a colocação de aparelhos de ginástica em uma Praça de Esportes do Jardim Centenário, mas lembrou que pediu a instalação de alambrados na praça do Jardim Morumbi, para que cães não entrassem no local destinado a crianças, e não foi atendido. Do mesmo modo, parabenizou ao Vereador Nelson pela indicação n° 035/2010, onde sugere a promoção de pro labore mensal aos policiais civis.

- Voltou a pedir que Nelson tomasse cuidado com algumas palavras nos microfones e, logo em seguida, o parabenizou pela Moção n° 005/2010, onde congratula o atleta Claudiano Silva. Declarou "louvável" o projeto da Prefeitura em aplicar serviço às detentas de Ribeirão Bonito, mas que isso deveria ser expandido às "pessoas de bem" que estão desempregadas. Encerrou suas palavras falando sobre a cerimônia de formatura do SENAI.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora