Em comemoração ao feito, um evento que faz parte da Semana da Aeronáutica da USP de São Carlos
EPTV
Há 100 anos Alberto Santos Dumont entregou para um revista os segredos do avião mais influente da história aviação, a Demoiselle. Esse ato determinou os rumos da aeronáutica. A planta original foi digitalizada e futuramente estará disponível na internet para que ainda mais pessoas tenham acesso.
Passados cem anos, em comemoração ao feito, um evento que faz parte da Semana da Aeronáutica da USP de São Carlos foi realizado com a intenção de comemorar o centenário desse acontecimento repetindo a entrega para a mesma revista que existe até hoje.
Toda essa história começou na cidade de Dumont, na região de Ribeirão Preto, onde hoje funciona a prefeitura e o museu, viveu o pai da aviação, ainda é possível encontrar vários objetos e fotos da época.
Alberto tinha seis anos quando a família saiu de Minas Gerais para fazer fortuna com o café. Os equipamentos usados para separar e selecionar os grãos produzidos na fazenda despertou o interesse do ainda garoto Santos Dumont.
Em 1906 Dumont decolou, voou e aterrissou com o 14 bis. Ele percorre 60 metros, a quase três metros de altura, por sete segundos. O prêmio em dinheiro que recebeu foi dividido, metade para seus empregados e a outra parte para pessoas sem teto que viviam em Paris. Estava feito o primeiro vôo de um aparelho mais pesado que o ar.
No ano seguinte, 1907, Dumont voa com um avião oito vezes menor que o 14 bis. Por causa de sua aparência e leveza (feito com bambu e seda), a aeronave ganhou o apelido de Demoiselle, palavra francesa que pode ser traduzida como senhorita. Os princípios usados neste modelo são os mesmos até hoje em todos os aviões.
Em dezembro de1908, os irmãos Wright voam 124 quilômetros e estabelecem um recorde. Apesar do desempenho no ar, o modelo ainda usava a catapulta para conseguir sair do chão.Fato que gerou muita polêmica. Hoje em dia, a veracidade do vôo praticamente só é contestada no Brasil.
“O vôo do Santos Dumont foi baseado principalmente na potência do motor , já as características aerodinâmicas das aéreo naves dos irmãos Wright eram melhores, sendo assim melhores também como aero naves” afirma o professor do Instituto de Ciências Matemática e Computação da USP de São Carlos.
Já para o coordenador do curso de Engenharia Aeronáutica da USP Fernando Catalanho, Dumont é o grande inventor da aviação e do conceito. “Ele fez o primeiro vôo completo, observado por autoridades, decolou e aterrissou com seus meios próprios, isso é um vôo completo e homologado” diz.
Em 1910, uma influente revista especializada pediu a Dumont que cedesse as plantas da Demoiselle para publicação. Ele cedeu, de graça, pela primeira vez, com todos os detalhes para a construção do avião. A partir disso, vários fabricantes passaram a construir versões do aparelho.
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Há 100 anos Alberto Santos Dumont entregou para um revista os segredos do avião mais influente da história aviação, a Demoiselle. Esse ato determinou os rumos da aeronáutica. A planta original foi digitalizada e futuramente estará disponível na internet para que ainda mais pessoas tenham acesso.
Passados cem anos, em comemoração ao feito, um evento que faz parte da Semana da Aeronáutica da USP de São Carlos foi realizado com a intenção de comemorar o centenário desse acontecimento repetindo a entrega para a mesma revista que existe até hoje.
Toda essa história começou na cidade de Dumont, na região de Ribeirão Preto, onde hoje funciona a prefeitura e o museu, viveu o pai da aviação, ainda é possível encontrar vários objetos e fotos da época.
Alberto tinha seis anos quando a família saiu de Minas Gerais para fazer fortuna com o café. Os equipamentos usados para separar e selecionar os grãos produzidos na fazenda despertou o interesse do ainda garoto Santos Dumont.
Em 1906 Dumont decolou, voou e aterrissou com o 14 bis. Ele percorre 60 metros, a quase três metros de altura, por sete segundos. O prêmio em dinheiro que recebeu foi dividido, metade para seus empregados e a outra parte para pessoas sem teto que viviam em Paris. Estava feito o primeiro vôo de um aparelho mais pesado que o ar.
No ano seguinte, 1907, Dumont voa com um avião oito vezes menor que o 14 bis. Por causa de sua aparência e leveza (feito com bambu e seda), a aeronave ganhou o apelido de Demoiselle, palavra francesa que pode ser traduzida como senhorita. Os princípios usados neste modelo são os mesmos até hoje em todos os aviões.
Em dezembro de1908, os irmãos Wright voam 124 quilômetros e estabelecem um recorde. Apesar do desempenho no ar, o modelo ainda usava a catapulta para conseguir sair do chão.Fato que gerou muita polêmica. Hoje em dia, a veracidade do vôo praticamente só é contestada no Brasil.
“O vôo do Santos Dumont foi baseado principalmente na potência do motor , já as características aerodinâmicas das aéreo naves dos irmãos Wright eram melhores, sendo assim melhores também como aero naves” afirma o professor do Instituto de Ciências Matemática e Computação da USP de São Carlos.
Já para o coordenador do curso de Engenharia Aeronáutica da USP Fernando Catalanho, Dumont é o grande inventor da aviação e do conceito. “Ele fez o primeiro vôo completo, observado por autoridades, decolou e aterrissou com seus meios próprios, isso é um vôo completo e homologado” diz.
Em 1910, uma influente revista especializada pediu a Dumont que cedesse as plantas da Demoiselle para publicação. Ele cedeu, de graça, pela primeira vez, com todos os detalhes para a construção do avião. A partir disso, vários fabricantes passaram a construir versões do aparelho.
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