Evento reuniu 80 empresários
São Carlos em Rede
Foto: Divulgação
Merlos também destacou a importância da inovação na cultura do empresariado com visão de crescimento de suas atividades comerciais além das fronteiras, citando como exemplo, o convênio do Governo Federal, Brasil-Itália, em vigor há 1 ano, com objetivo de cooperação mútua firmado entre Araraquara, São Carlos, Itirapina, Ribeirão Bonito, Descalvado e Rio Claro e de cinco regiões italianas de Ligúria, Emilia Romagna, Úmbria, Toscano e Marche.
“A delegação brasileira já esteve na Itália e em breve os empresários iniciarão operações de importações e exportações”, anunciou Merlos.
A integração regional foi citada pelo gerente do Sebrae, Fábio Bonassi. “Estamos numa região pródiga de recursos tecnológicos. E instituições sérias envolvidas nesse processo de conhecimento permitem uma maior interação”.
O presidente do Instituto Inova, José Otávio Paschoal, citou a importância regional do Sebrae, que na região central do Estado recebe 50% do orçamento da entidade. Esse workshop prosseguirá em mais cinco cidades, informou.
Para o secretário de Desenvolvimento Sustentável de São Carlos, Marcos Alberto Martinelli, o workshop é importante para os micros empresários suprirem a carência de informações sobre novas tecnologias.
Cinco temas foram abordados no worhshop: Fontes de Informações, Incentivos Fiscais para a Inovação, Propriedade Intelectual, Cultura da Inovação e Como Obter Recursos para Inovação.
A busca de conhecimento motivou a maioria dos participantes a freqüentar os cinco módulos apresentados.
O empresário Ivo Carpini Martinez, sócio da Serviços de Medicina de Trabalho e Saúde Ocupacional, explica que sempre busca novos projetos para crescimento da empresa e principalmente para melhorar a qualidade e satisfação de seus clientes.
A empresária Maria Helena Roriz, de São Carlos, que atua no ramo de design e arquitetura, afirma que o interesse por incentivos fiscais e fontes de recursos foram os motivos para participar do workshop.
Analisar o mercado e estudar as possibilidades de iniciar um novo empreendimento no setor de vendas motivou o empresário Alberto Gonçalves Cerqueira a se inscrever no workshop.
O Inovar para Crescer percorrerá 5 cidades da região e o circuito termina em São Carlos no dia 6 de outubro.
O primeiro workshop Inovar para Crescer, realizado pelo Instituto Inova, tem apoio da Prefeitura de Araraquara, SEBRAE, Uniara, Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), Associação Comercial e Industrial de Araraquara (ACIA), Instituto Aequitas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Centro de Desenvolvimento das Indústrias Nascentes de São Carlos (CEDIN) e jornal Tribuna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário