No Centro-Oeste e Sudeste, chuvas passam a ser mais intensas e frequentes.
Nathália Duarte, do G1 em São Paulo
Foto: Luiz Costa/SMCS
A chegada da primavera, a partir da 0h09 desta quinta-feira (23), deve causar mudanças nos regimes de chuva e temperatura pelo país. No Centro-Oeste e Sudeste, regiões fortemente afetadas pelo tempo seco nos últimos meses, a nova estação deve elevar a umidade do ar."A primavera é uma estação de transição entre o inverno e o verão, e sua principal característica são as pancadas de chuva. Por isso, as queimadas e o tempo seco devem terminar até dia 15 de outubro. Essa massa de ar seco que predominou no inverno começa a se dissolver com a chegada das chuvas no Sudeste e Centro-Oeste", diz ao G1 o meteorologista Manuel Rangel, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em algumas ocasiões, nesta primavera, podem ocorrer raios, ventos fortes e quedas de granizo na região central do país. Apesar das chuvas, a previsão é de temperaturas em elevação gradativa no Sudeste e Centro-Oeste. "Mesmo com essa alta de temperatura, a umidade relativa do ar já deve ficar em termos aceitáveis, acima dos 40%", afirma Rangel.
Ainda de acordo com o Inmet, a previsão nesta primavera é de chuva acima da média histórica no extremo norte da Região Norte, e abaixo da média na Região Sul, principalmente no Rio Grande do Sul.
Na Região Sul, deve aumentar a ocorrência de raios e sistemas que provocam grande quantidade de chuva em períodos relativamente curtos. As temperaturas aumentam gradativamente na região.
No trimestre de setembro, outubro e novembro, a maior parte da Região Nordeste encontra-se na sua estação seca, exceto no sul dos estados do Piauí, Maranhão e no oeste da Bahia. No centro-sul da Região Norte, o período chuvoso começa nos meses de outubro e novembro, com o aumento gradativo das pancadas de chuva e trovoadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pedimos a compreensão de todos: caso queira enviar comentário sem ser identificado, envie para o e-mail marcel.rofeal@gmail.com para que, pelo menos a administração deste blog, possa identificar os autores.