Internacional: Série de atentados no Paquistão deixa ao menos 31 mortos - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Internacional: Série de atentados no Paquistão deixa ao menos 31 mortos

Outras 281 ficaram feridas nas explosões

Fábio Mendes da Redação eBand, com AFP

Ao menos 31 pessoas morreram nas explosões de três bombas na quarta-feira durante uma procissão xiita em Lahore (leste do Paquistão), segunda maior cidade do país, com 8 milhões de habitantes.

"Morreram 31 pessoas e 281 ficaram feridas nas explosões", declarou Fahim Jehanzeb, porta-voz dos serviços de emergência da cidade, que teme um balanço ainda maior, já que muitos feridos estão em condições críticas.

O Paquistão é afetado desde 2007 por uma onda de 400 atentados que causaram cerca de 2.600 mortos em todo o país em três anos, cometidos principalmente por camicases do Taleban, aliados da Al-Qaeda.

A primeira bomba explodiu em meio a uma multidão de fieis que terminavam uma procissão e se preparavam para concluir o jejum do Ramadã, informou o chefe da administração da municipalidade de Lahore, Pervez Khusro, falando aos canais de televisão.

Um dos canais exibiu um vídeo amador que mostrava a explosão em meio à multidão. As outras duas bombas explodiram nas proximidades minutos mais tarde.

Entre os muitos atentados que atingiram o Paquistão, a maioria tem como objetivo a minoria xiita (20% da população), alvo preferido de grupos extremistas relacionados com o Taleban, de confissão sunita e que formam 80% dos paquistaneses.

Lahore tem sido um dos objetivos privilegiados dos camicases nos últimos meses.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora