Ribeirão Bonito: Um dia após o início da devastação - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Ribeirão Bonito: Um dia após o início da devastação

Animais buscam locais não afetados para alimentação e moradia

Marcel Rofeal, da Redação

Fotos: Marcel Rofeal
Um cenário de guerra, também muito semelhante ao formado pela queda de uma aeronave, pode ser visto por quem transita pela Estrada Municipal RBB - 149, a Estrada do Matadouro, na região central de Ribeirão Bonito. A área foi atingida por um incêndio de grandes proporções na tarde desta segunda-feira (13), mesmo que se alastrou rapidamente pela vegetação nativa e atingiu o Morro do Passarelli, um dos pontos turísticos do município.

Árvores e pastagens ficaram completamente destruídas e, em alguns pontos, ainda é possível visualizar fumaça em madeiras. O gado procura as pequenas áreas de pastagem que restaram para poder se alimentar, as aves procuram um lugar "seguro" para refazer seus ninhos. Outros animais também buscam refúgio longe da área atingida, e alguns acabam perdendo a vida como um lagarto que acabou sendo atropelado na estrada de terra.

O fogo, de origem ainda desconhecida, teve início por volta das 14 horas da última segunda-feira (13) em um bambuzal. Rapidamente as chamas se alastraram e atingiram árvores e a mata nativa nos dois lados da estrada de terra, que liga o centro da cidade às obras da futura Estação de Tratamento de Esgoto de Ribeirão Bonito. Diversas propriedades vizinhas foram afetadas, como a que pertence ao vice-prefeito Antonio Angelo Fabri.

Diversas árvores caíram e bloquearam a estrada, que chegou a ficar interditada por algumas horas. Cerca de 40 pessoas entre funcionários da Prefeitura Municipal, de propriedades rurais e voluntários se mobilizaram na tentativa de conter o incêndio e evitar que ele se propagasse pelo Morro do Passarelli, também conhecido como Morro do Cemitério. Sem sucesso, as chamas atingiram o vale em questão de minutos.

Labaredas puderam ser vistas de vários pontos da cidade, que ficou totalmente encoberta pela fumaça. O caminhão pipa da prefeitura foi acionado mas não conseguiu controlar a situação. Por volta das 21 horas, as chamas atingiram o ponto mais alto do morro. Logo em seguida, uma guarnição do Corpo de Bombeiros da cidade de São Carlos reforçou os trabalhos de combate ao incêndio, liderados por funcionários da Prefeitura.

Por volta das seis horas da manhã, todos os indícios apontavam que a situação havia sido controlada e que o incêndio havia chegado ao fim, sinal de que a intensa movimentação pela madrugada teria tido êxito. A fumaça ainda predominava na cidade e perdurou por todo o dia. Durante a tarde, novos focos de incêndio puderam ser vistos e o morro voltou a ser destruído pelo fogo, que avança lentamente pela área, até então, intacta.

Nota do Blog: Nossa redação, correspondentes e colaboradores permanecem em plantão na cobertura dessa catástrofe ambiental que se faz ocorrer em Ribeirão Bonito. Da nossa redação, não há sinais evidentes de incêndio nesse momento, porém, colaboradores e correspondentes em outros pontos da cidade afirmaram que ainda há pontos luminosos no morro. O Blog Marcel Rofeal continua na cobertura e fará um levantamento desse desastre junto a um técnico.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora