Sessão de Câmara: Parlamentares e munícipes discutem durante intervalo dos trabalhos da última segunda-feira - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Sessão de Câmara: Parlamentares e munícipes discutem durante intervalo dos trabalhos da última segunda-feira

No Tema Livre, Nelson de Souza comentou "desfeita" aos colegas em evento no distrito de Guarapiranga 

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito 

Foto: Arquivo/MR
Três parlamentares e alguns moradores de Guarapiranga, distrito a 12 km de Ribeirão Bonito, discutiram durante intervalo da Sessão Ordinária da última segunda-feira (4) na Câmara Municipal. Os munícipes não gostaram da colocação do vereador Nelson de Souza no Tema Livre, sobre o episódio envolvendo os membros do Legislativo na inauguração da sede social da AMAG – Associação de Moradores e Amigos de Guarapiranga – em agosto.

Nelson, na tribuna, agradeceu a presença dos moradores do distrito e aproveitou para comentar o que chamou de “desfeita” aos colegas durante coquetel. Suas palavras foram reforçadas pelo Presidente da Casa, vereador José Luiz Mascaro, que citou o fato de que sua carta de justificativa, uma vez que ele não esteve presente ao evento, foi “jogada na mesa” e não foi lida. Imediatamente houve manifestações por parte dos moradores presentes. Um deles quis se pronunciar durante os trabalhos, mas foi impedido pelo cumprimento do Regimento Interno.

Após o toque da sineta, rapidamente o Presidente da Casa foi em direção aos moradores para conversar sobre o assunto. Com ele, os vereadores José Baldan, Nelson de Souza e Renata Mesquita Magalhães. O clima esquentou quando um dos moradores afirmou que o evento não era político, o que fez o vereador Baldan demonstrar sua indignação. Renata também se manifestou e endossou todas as colocações já citadas pelos colegas de legislatura.

Depois de 15 minutos de intensa discussão, acalorada em alguns momentos, o Presidente da Casa decidiu por retomar a sessão e intervir no desentendimento. Na segunda fase dos trabalhos, nenhum dos presentes se manifestou e o clima voltou a normalidade. Quatro projetos e dois requerimentos passaram por votação na Ordem do Dia. O pleito do domingo (3) também foi abordado no Tema Livre, sendo assunto mais comentado do dia.



José Sebastião Baldan:
- Iniciou sua participação no Tema Livre comentando sobre o pleito do dia anterior, afirmando ter sido uma "eleição esperada". Disse que a legislação está inovando a cada ano e levantou a possibilidade de proibição dos chamados "santinhos" nas ruas, assim como as fotos de candidatos em postes. Também falou sobre a Lei Ficha Limpa. Pouco depois, comentou a eleição do Senador Aloysio Nunes e disse estar "muito esperançoso".

- Também comentou a eleição do Governador Geraldo Alckmin, dizendo que uma entrevista confirmou o assunto "Reforço Escolar", o que é bastante citado pela vereadora Renata. Falou sobre a Indicação n° 059/2010, de sua autoria, onde pede a colocação de cascalhos na estrada que liga o Município a Trabiju. Disse que ficou assustado ao ver a situação do local quando acionado.

- Ainda comentou a falta de água nos bairros Jardim Centenário e Parque Juca de Moraes. Falou sobre a questão de desmembramentos, afirmando ser uma oportunidade para aquisição de imóveis e uma forma de privilegiar as pessoas mais carentes.

José Luiz Mascaro:
 - No clima das Eleições, lamentou a eleição do candidato Tiririca, que recebeu mais de 1,3 milhão de votos, e deu voto de pesar. Discordou do colega Baldan com relação ao governo do PSDB, dizendo que o partido teve 16 anos para melhorar a educação do Estado de São Paulo e não conseguiu. "Não sou partidarista", afirmou. Citou, ainda, o descontentamento dos policiais e dos professores com o governo tucano em São Paulo, e disse que reflete nos alunos.

- Sobre a Lei da Ficha Limpa, disse que foi aplicada a poucos candidatos. Sobre Paulo Maluf, candidato barrado pela Lei, afirmou que o projeto poderia ser rasgado e jogado se não funcionasse. "A sociedade deveria se unir a outro protesto", disse Mascaro sobre a desculpa de que o grande número de votos a Tiririca seria "um voto de protesto".

- Com relação aos desmembramentos, afirmou com certeza que o projeto voltará à Casa em alguns anos. Sobre o projeto de parceria entre Poder Público e Santa Casa na administração do Pronto Socorro, disse que foi retirado e um substitutivo chega corretamente à Câmara. Aproveitou para finalizar parabenizando a equipe do Pronto Socorro pelo atendimento de intercorrencias nos últimos dias.


Renata Mesquita Magalhães:
- Começou, a exemplo dos colegas, falando sobre as Eleições. Disse que, mesmo sendo do partido, é contra o PSDB em São Paulo. "Democracia é coisa séria", disse ela ao comentar a eleição de Tiririca. Afirmou ter ficado feliz com o número de votos que seu candidato a Deputado recebeu em Ribeirão Bonito e Guarapiranga.

- Encerrou tratando do Projeto de Lei n° 012/2010, de sua autoria, onde institui a semana em comemoração ao Dia Nacional do Esporte em Ribeirão Bonito. "Sabemos da importância da prática de esporte", afirmou. Por último, tratou da Indicação n° 062/2010, também de sua autoria, em que pede a instalação de mais lombadas na Avenida Irmãos Zeraik, afirmando ter sido cobrado por moradores.

Nelson de Souza:
- Agradeceu a presença da população, principalmente de membros da Associação de Moradores e Amigos de Guarapiranga - AMAG. Comentou que houve uma "desfeita" aos colegas de Câmara durante a inauguração da sede da entidade, em agosto, e expressou satisfação em não ter ido ao evento após ser comunicado sobre o ocorrido com os parlamentares que lá estiveram. No mesmo assunto, o Presidente José Luiz Mascaro pediu uma parte e afirmou que a carta onde justificava sua ausência nem foi lida.

- Nelson também comentou sobre as Eleições e criticou campanhas em logradouros públicos. "É uma vergonha para Ribeirão Bonito, um político colocando bandeira em praça", afirmou. Também comentou sobre a Lei Cidade Limpa, falando sobre quedas de munícipes em locais de propriedade da Prefeitura que estão sem calçadas.

Ordem do Dia:
- PROJETO DE LEI N° 041/2010, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre a composição, organização e competência do Conselho Municipal de Saúde e dá outras providências:
> Parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (APROVADO);
> Parecer da Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade (APROVADO);
> Projeto de Lei n° 041/2010 (APROVADO).

- PROJETO DE LEI N° 043/2010, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre autorizar o Poder Executivo a ajustar dotações orçamentárias aprovadas pela Lei 2081, de 16.12.2009:
> Parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (APROVADO);
> Parecer da Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade (APROVADO);
> Projeto de Lei n° 043/2010.


- PROJETO DE LEI N° 010/2010, de autoria da Ver. Renata M. Magalhães, que dispõe sobre alterar da Lei Municipal n° 2130/2010, de 18.08.2010, que dispõe sobre instituir na rede pública municipal de ensino a Semana da Leitura e da Literatura:
> Parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação;
> Projeto de Lei n° 010/2010 (APROVADO).


- PROJETO DE LEI N° 011/2010, de autoria do Ver. Dimas T. Lima, que dispõe sobre denominar o PSF I das Malvinas como Dr. Orazil Paula de Almeida:
> Parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (APROVADO);
> Projeto de Lei n° 011/2010 (APROVADO).


- REQUERIMENTO N° 050/2010, de autoria do Ver. Dimas T. Lima, que dispõe sobre pedido de informações ao Prefeito Municipal a respeito do bebedouro do Terminal Rodoviário (APROVADO);


- REQUERIMENTO N° 055/2010, de autoria do Ver. Nelson de Souza, que dispõe sobre pedido ao Prefeito Municipal a respeito do projeto da ponte das Malvinas (APROVADO).


Próxima Sessão Ordinária - 18 de outubro de 2010, às 20 horas

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora