O que era para discutir lazer e violência tratou de infra-estrutura e outros
Marcel Rofeal, da Redação
Fotos: Marcel Rofeal
Cerca de 70 pessoas participaram de uma audiência pública, promovida pela Amarribo Júnior, na noite desta sexta-feira (19), na sede da Amarribo. O encontro foi agendado com o intuito de proporcionar um debate entre autoridades e sociedade a respeito de cultura, lazer e violência, com enfoque na juventude. Ao menos era o tema principal, mas o que se viu foi um verdadeiro jogo “deslizes”.
Por várias vezes, em meio às duas horas e meia de reunião, o que era para tratar de políticas sobre cultura e lazer aos jovens foi usado para esclarecer programas da prefeitura que, em nada, tinham a ver com o momento. Destacamos, nesse caso, os momentos em que foram citados os exemplos de reforma do cemitério, pavimentação asfáltica em parte da cidade e outros.
Houve interação entre alguns presentes e as autoridades, principalmente entre jovens associados à Amarribo Júnior e o Prefeito Paulo Veiga (PPS), que se fez presente e compôs a mesa. Ao seu lado, o Capitão Luiz Alberto Andrade de Almeida, representando a Polícia Militar, Antonio Carlos Verzola, representando a Polícia Civil, e a psicóloga Manoela Guerreiro.
Em alguns momentos, o prefeito foi ‘pressionado’ por alguns dos presentes, que cobraram atitudes nesse sentido. Dentre as principais cobranças, está uma lista de compromissos assinada pelo então candidato Paulo Veiga e por outros candidatos que pleitearam uma vaga na Câmara, quatro deles que conseguiram a eleição. Dois compromissos em especial, os de número 13 e 15.
De acordo com o Chefe do Poder Executivo, os compromissos serão cumpridos na medida do possível, mas que atuou, até então, para sanar problemas tratados como prioridades da administração. A infra-estrutura, segundo ele, era um ponto essencial quando assumiu, em março de 2008, e que continuou como tema de extrema urgência e relevância até o novo governo, em janeiro de 2009.
Outras autoridades, como os vereadores Aparecido Donizete Galhardo (PSB), Benedita Dejanira de Oliveira (PRB), José Sebastião Baldan (PMDB), Nelson de Souza (PRB) e Renata Mesquita Magalhães (PSDB), estiveram presentes. Diretoras e representantes de escolas públicas, integrantes do Conselho Tutelar e membros da AMAG também participaram.
Sugestões – Por diversas vezes, muitos dos presentes reclamaram que havia desvio de assunto durante a reunião. A administração foi duramente criticada com relação à carência de políticas públicas voltadas aos jovens e, principalmente, sobre a falta de divulgação dos programas que, eventualmente, são promovidos pela prefeitura, como aulas de dança, música, pintura etc.
Também foi proposto ao executivo que seja construído um local próprio para a prática de esportes como eskatismo, ciclismo e caminhada. Nessa questão, couberam comentários sobre a construção da barragem entre Centro e Malvinas. As propostas, idéias e sugestões foram encaminhadas à Amarribo Júnior e serão enviadas para apreciação da Prefeitura.
O clima esquentou – Notadamente, o prefeito passou por alguns apuros em determinados momentos, sendo alvo de perguntas um tanto quanto delicadas. O que mais chamou a atenção, e causou certo mal-estar, foi à discussão entre o vereador Nelsinho e o policial Verzola, também conhecido como Careca. A situação tensa precisou de intervenções por parte da ONG Júnior.
Protesto – Pouco antes do início e após o término da reunião, um abaixo-assinado foi oferecido aos presentes. O documento, que já foi tema de reportagem nesse blog na tarde desta sexta-feira (19), é uma manifestação contra a resolução aprovada pela Câmara na última sexta-feira (12) sobre a alteração de nomes às futuras instalações do Legislativo.
Compromisso – O prefeito se comprometeu a enviar um projeto à Câmara, solicitando a criação do Departamento Municipal de Cultura e Lazer. Segundo Veiga, uma vez criado o cargo de Diretor, ele pede que a Amarribo Júnior indique alguém responsável para ocupá-lo, haja vista que se trata de um cargo de confiança e que o titular é indicado pelo prefeito.
3 comentários:
estive presente no evento,parabens a amarribo jr pela iniciativa eparabens ao vereador nelsinho e a salomé que falaram muito bem em seus depoimentos,inclusive a vereadora assumiu que assinou um compromisso com os jovens,e disse que esta a disposição pra ajudar e lutar junto com os mesmos,alias alem dela ser jovem,seu espirito é muito carismatico.parabens a tds.
eu tanbem estive presente esta nicóli cóbra mesmo o prefeito e´ isto ai garota esta de parabens a vereadora solomé e o nelsinho feis o prefeito inguli o ronco presisou beber até agua eu vejo que caminho é este as coisas tem que ser escraresida muito importate esta aldiencia pubrica um abraço a todos
parabem a marrimbo jn nóta 10 mais que eu vejo tambem os unicos vereadores que tem interesse ajudar a populasao só os novatos porque os demais só quer salario e mais nada
Postar um comentário