Segundo Marco Aurélio, partido não alcançou o quociente eleitoral
Marielly Campos, eBand
O ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Marco Aurélio, deferiu liminar para determinar que o TER-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) faça a recontagem dos votos destinada à bancada do PT do B do Rio de Janeiro nas eleições deste ano. O novo cálculo deve eleger novos deputados e cassar votos de outros, como do ex-BBB Jean Willys, do PSOL.
Em sua decisão, o ministro destacou que o pedido foi feito em virtude do PT do B não ter alcançado o quociente eleitoral, calculado em 173.884. Isso aconteceu porque 18 concorrentes ao cargo de deputado federal pela legenda, que obtiveram juntos 18.579 votos, terem tido seus registros de candidatura indeferidos, o que tornaria seus votos nulos.
Com o recálculo, o PT do B passa a computar um total de 176.648 votos válidos, elegendo mais um candidato, Cristiano José Rodrigues de Souza, que obteve 29.176 votos válidos. Já Willys, que foi eleito porque seu partido teve direito a sete cadeiras na Câmara dos Deputados, pode perder a vaga. O ex-BBB ocupava a sétima cadeira na Casa, mas, com a decisão, ela deve ser destinada a Souza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pedimos a compreensão de todos: caso queira enviar comentário sem ser identificado, envie para o e-mail marcel.rofeal@gmail.com para que, pelo menos a administração deste blog, possa identificar os autores.