quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Região: Memória Musical de São Carlos é retratada em livro

É o resultado de uma pesquisa da Universidade Federal de São Carlos

São Carlos Dia e Noite
 
Nesta quinta-feira, dia 9 de dezembro, será lançado o livro "Memória Musical: Retratos de um Conservatório", que registra a história da música em São Carlos desde suas origens até a década de 90.
 
O livro, publicado pela Editora Annablume, é resultado de uma pesquisa de doutorado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente, a autora Rita de Cássia Fucci Amato é pós-doutoranda da USP e regente do Madrigal InCanto, grupo vocal a cappella.
 
A maestrina sãocarlense busca mostrar na obra interessantes análises de sociólogos da educação, como Pierre Bourdieu e Norbert Elias, cujos conceitos e reflexões são adotados para iluminar o percurso de pianistas formados por conservatórios musicais.
 
Por meio de depoimentos de músicos da cidade e de uma pesquisa em jornais de mais de cinco décadas, Rita Elias resgatou parte da história da música em São Carlos, inserindo-a no contexto da história da música, do piano e da educação musical no Brasil.
 
Desde o final do século XIX e o início do século XX, atividades de teatro e música despertaram no jovem município de São Carlos. Concertos populares de bandas nas praças e saraus nas sociedades de imigrantes italianos e espanhóis compunham a vida artística local.
 
A música foi sempre um destaque, já que pelo Município passaram ou se apresentaram grandes nomes, como Villa-Lobos, Eleazar de Carvalho, Magdalena Tagliaferro, dentre outros. Também em São Carlos trabalharam e ensinaram grandes músicos, como João Sepe, autor de um dos mais conhecidos tratados de Harmonia; Antonio Munhoz, pianista de destacada carreira na Europa; e Cacilda Marcondes Costa, pianista fundadora do Conservatório Musical de São Carlos, escola que formou gerações de pianistas, funcionando de 1947 a 1991.
 
Dentro desse cenário, a pesquisadora optou por ter como foco principal no estudo, que resultou no livro, o Conservatório Musical da cidade, as memórias de seus ex-alunos e ex-professores, os métodos de ensino e as dificuldades da instituição.
 
Reconstruindo a memória do Conservatório, escola que buscava seguir os rígidos padrões do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, o livro analisa também a metodologia de ensino de piano focada em resultados performáticos, praticada sob a inspiração do Conservatório de Paris.
 
Dimensiona-se, assim, uma contribuição interdisciplinar para a história, sociologia, educação e performance musical, delineando-se caminhos teórico-metodológicos para a historiografia de instituições educativo-musicais.
 
O evento de lançamento é gratuito e tem início às 20 horas, na Oficina Cultural Regional Sérgio Buarque de Holanda, localizada na rua São Paulo, 745. Além da sessão de autógrafos, haverá uma mesa-redonda e um recital de piano com várias pianistas que lecionaram ou estudaram no Conservatório Musical de São Carlos.
 
Já estão confirmadas as presenças de Maria Inez Botta, Diana Cury, Claudete Sacomano, Lilian Cornachioni Estrozi e Leila Patrizzi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pedimos a compreensão de todos: caso queira enviar comentário sem ser identificado, envie para o e-mail marcel.rofeal@gmail.com para que, pelo menos a administração deste blog, possa identificar os autores.