sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Internacional: Hugo Chávez propõe lei para castigar dissidentes no Parlamento

Assembleia Nacional, cuja composição mudará em janeiro, tem atualmente 167 deputados chavistas, sendo 12 ex-aliados do presidente

AFP

Foto: AFP
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, exortou a Assembleia Nacional a aprovar uma lei que penalize os deputados dissidentes dos partidos ligados ao governo, uma proposta avaliada por seus opositores como "ridícula" e "antidemocrática".
 
A "lei contra os 'salta-talanquera' (denominação usada para definir dissidentes) me parece muito importante", disse Chávez na noite de quarta-feira. "Se me elegem deputado por um partido e no dia seguinte passo para o outro lado, isso é uma fraude. Em muitos países (o deputado) é inabilitado ou perde o cargo para o qual foi eleito", disse.
 
A atual Assembleia Nacional venezuelana é formada por 167 deputados, todos eleitos em 2005 com votos chavistas, já que a oposição decidiu não participar das eleições.
 
Desde 2007, cerca de 12 parlamentares se separaram do governismo e formaram uma pequena oposição na Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pedimos a compreensão de todos: caso queira enviar comentário sem ser identificado, envie para o e-mail marcel.rofeal@gmail.com para que, pelo menos a administração deste blog, possa identificar os autores.