Região: Ato público pretende defender economia solidária em São Carlos - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Região: Ato público pretende defender economia solidária em São Carlos

Objetivo é o de esclarecer a população e denunciar impacto das ações do Ministério Público do Trabalho

São Carlos em Rede
 
Foto: Divulgação
No próximo sábado [11 de dezembro], acontece em São Carlos um Ato Público em Defesa das Cooperativas de Serviço e do Trabalho Associado, proposto pelo Fórum Municipal de Economia Solidária de São Carlos. O evento será realizado a partir das 9h30, no estacionamento do Mercado Municipal, no Centro da cidade.
 
O objetivo do Ato é esclarecer a população sãocarlense sobre a Economia Solidária, denunciar o impacto das ações tomadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) contra as Cooperativas de Economia Solidária do Município e defender o direito às formas de organização econômica baseada no trabalho associado, na propriedade coletiva dos meios de produção, na cooperação e na autogestão. Durante o Ato Público serão distribuídos materiais informativos sobre a Economia Solidária e as ações implementadas pelo MTP para combater cooperativas irregulares, mas que acabam por afetar as cooperativas legítimas de trabalhadores. Em São Carlos, duas cooperativas já deixaram de funcionar por causa das ações do Ministério, que obrigam as entidades a assinarem um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
 
O Fórum Municipal de Economia Solidária conta com a participação do Departamento de Apoio à Economia Solidária da Secretaria de Trabalho e Emprego, da Incubadora Regional de Cooperativas Populares (Incoop) da UFSCar, além de grupos religiosos, organizações não lucrativas e demais pessoas da comunidade.
 
Além deste Ato Público, o Fórum Municipal de Economia Solidária de São Carlos e a Reitoria da UFSCar também assinaram carta endereçada à presidente eleita Dilma Roussef, elaborada pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária, que tem por objetivo fortalecer a política pública de Economia Solidária e solicitar que o novo governo valorize a importância desta organização de trabalho para o desenvolvimento do País. [ www.fbes.org.br| telefone da Incoop (16) 3351-8701].

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora