Trabalho é resultado de Seminário Internacional, ocorrido em 2005
São Carlos em Rede
A EdUFSCar lançou, recentemente, o livro "Ações Afirmativas nas Políticas Educacionais: o contexto pós-Durban". A obra é organizada pelos professores Valter Roberto Silvério, docente do Departamento de Sociologia (DS) da UFSCar, e Sabrina Moehlecke, professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O trabalho é resultado do Seminário Internacional da área, realizado em 2005, no Senado Federal em Brasília (DF). O evento foi organizado pelas Secretarias de Educação Superior (SESu/MEC) e de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), em parceria com a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados e Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O Seminário reuniu especialistas, acadêmicos, representantes de movimentos sociais e da mídia com o objetivo de realizar um balanço das ações desenvolvidas no País em direção à construção de uma política de igualdade racial, especialmente na área educacional, comparando a situação pré e pós a Declaração de Durban, elaborada em 2001, após a III Conferência Mundial de Combate ao Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata.
A obra organizada pelos pesquisadores brasileiros possui 327 páginas e é dividida em quatro partes - Contexto histórico do desenvolvimento das ações afirmativas no Brasil; O debate normativo em torno das ações afirmativas; Racialização e valorização da diversidade étnico-racial; e Igualdade e diferença: experiências de ações afirmativas na educação. Os organizadores reuniram artigos de 14 pesquisadores de países como Brasil, Cuba, Colômbia, Venezuela e República Democrática do Congo.
O livro pode ser adquirido na Livraria da EdUFSCar, localizada na área Norte do campus São Carlos e também pela Internet, no site www.editora.ufscar.br. Outras informações pelo telefone (16) 3351-8962.
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