Prédio centenário passa por processo de restauração
Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito
O prédio que abriga a Escola Municipal “Coronel Pinto Ferraz”, no centro de Ribeirão Bonito, foi tombado nesta terça-feira (18) pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), órgão subordinado à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Além da escola Coronel, outras 125 instituições do estado passaram pelo mesmo processo, 19 apenas na região central.
Com 101 anos de fundação, completados em 12 de outubro último, a escola Coronel passou por diversas transformações ao longo da história, como a transferência das atividades letivas para crianças de primeira a quarta séries. Devido ao centenário, o prédio recebeu nova pintura em 2009 e o Governo do Estado está investindo mais de R$ 1,2 milhão na restauração da instituição.
De acordo com funcionários da unidade, os trabalhos ainda não passaram dos sanitários, onde foram iniciados pouco após o aniversário de 100 anos. Ainda em comemoração ao trabalho de mais de um século, a direção e coordenação lançou no final do ano passado um livro que retrata parte da história da escola, que se confunde com a história da cidade.
Entre os alunos que passaram por lá, personalidades como Antoninho Marmo Trevisan, José Rubens Gayoso – também conhecido como Tuepa, Josmar Verillo e o ex-prefeito Rubens Gayoso Júnior, o Rubinho. Cento e vinte e seis escolas em todo o estado foram tombadas pelo Condephaat, sendo apenas onze na capital e 19 na região central do estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário