Um adolescente de 17 anos ficou gravemente ferido
Maurício Simionato, da Folha.com em Campinas
A Fundação Casa (antiga Febem) afastou nesta quinta-feira funcionários da unidade de Campinas (93 km de SP) que se envolveram em uma briga com internos na segunda-feira (17). Um adolescente de 17 anos ficou gravemente ferido após o confronto e está internado no Hospital de Clínicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
A briga aconteceu na noite de segunda-feira, dentro da unidade, que fica no bairro San Martin.
A Fundação Casa divulgou ontem, por nota, que 'não informará o número de funcionários afastados para não atrapalhar a investigação da sindicância instaurada pela corregedoria'.
Um boletim de ocorrência registrado pela Polícia Civil relata que a briga ocorreu depois que adolescentes começaram a fazer barulho à noite dentro das celas e não obedeceram a ordem dos agentes para fazer silêncio.
Quatro funcionários e cinco adolescentes tiveram escoriações leves durante o confronto. Já o interno de 17 anos ficou ferido gravemente após cair de cabeça no chão, segundo a Polícia Civil.
Um inquérito foi aberto para apurar o caso e a conclusão das investigações, incluindo os laudos dos exames de corpo de delito, serão encaminhados à Vara da Infância e da Juventude de Campinas.
A Corregedoria da Fundação Casa também abriu uma sindicância para apurar o caso. Em nota oficial, a Fundação informou que os agentes ficarão afastados até que se conclua a sindicância.
"Se, na fase da sindicância, ficar comprovada a existência de falta funcional, os funcionários serão alvo de processo administrativo", diz a nota.
O processo administrativo pode resultar em penalidades que vão desde advertência a demissão por justa causa, segundo a Fundação Casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário