Retrospectiva 2010 | Os destaques de FEVEREIRO - Blog Marcel Rofeal

Breaking

domingo, 2 de janeiro de 2011

Retrospectiva 2010 | Os destaques de FEVEREIRO

O que foi manchete no noticiário de Ribeirão Bonito durante o ano

Da Redação

Fotos: Arquivo
Um motociclista morreu após um grave acidente no KM 181 da Rodovia Luis Augusto de Oliveira, a SP-215, em Ribeirão Bonito. Rogério Aparecido Rodrigues, de 36 anos, se chocou com um caminhão, placas de Descalvado, vindo a falecer no local. O jovem era funcionário da Têxtil Godoy. Seu corpo foi sepultado em Ribeirão bonito na manhã seguinte.


Morreu na manhã de 1° de fevereiro o ex-vereador Luiz Carlos Sanches Varella, conhecido como Carlito, aos 72 anos de idade. Ele foi encontrado já sem vida no sofá de sua residência, em Ribeirão Bonito. Para a família, Varella foi vítima de um ataque cardíaco fulminante. O corpo foi velado no Plenário da Câmara e o sepultamento ocorreu na manhã seguinte.


Pela primeira vez em Sessão Ordinária no ano, o Poder Legislativo de Ribeirão Bonito se reuniu de forma atípica no salão da Guarda Mirim, no Jardim Morumbi, enquanto o Plenário era usado para o velório de Carlito Varella. Na reunião em que foram dispensados Tema Livre e leitura do Expediente, foi aprovada por unanimidade uma Moção de Repúdio a CPFL - Companhia Paulista de Força e Luz.


A Juíza da Comarca de Ribeirão Bonito, Dra. Gabriela Muller Carioba Attanasio, ordenou a prisão de dois jovens de 14 e 16 anos acusados da prática de furtos e roubo a mão armada durante o ano de 2009. Os menores foram ouvidos durante audiência no Fórum no dia 3 de fevereiro, de onde saíram presos. Levados ao Centro de Triagem de São Carlos, foram encaminhados à Fundação Casa. 


Cerca de 10 pessoas participaram de uma reunião da Associação de Moradores do Bairro Malvinas (AMBM), realizada no dia 3 de fevereiro no Centro Comunitário São Francisco de Assis, no Conjunto Habitacional Prefeito Victor Arnaldo Torrezan. Na pauta das discussões, além da renúncia da então presidente, formas de angariar recursos para dar início aos trabalhos da entidade.


Um indivíduo de 25 anos foi preso após atear fogo na própria residência, no bairro Jardim Heliana II, na tarde do dia 5. Por já conter passagens pela Polícia, sendo uma delas pela Lei Maria da Penha, o jovem foi indiciado por incêndio doloso, cuja pena varia de um a três anos de prisão. Na residência, móveis, paredes e parte do telhado foram danificados pelas chamas, contidas por moradores vizinhos e Corpo de Bombeiros.


Moradores da região central da cidade acionaram a Prefeitura para solucionar um problema de mau cheiro causado pelo entupimento de uma caixa de esgoto nos imediações do Matadouro Municipal. Os dejetos eram jogados direto no Ribeirão Bonito, córrego que dá nome a cidade. Funcionários da Administração estiveram no local em poucos dias e sanaram temporariamente o problema, que voltou no final do mês.


Representantes da CPFL - Companhia Paulista de Força e Luz, autoridades e moradores se reuniram na sede da ONG Amarribo na manhã do dia 9 de fevereiro, em Ribeirão Bonito. O encontro proporcionou que os funcionários da concessionária explicassem os motivos dos constantes blecautes, além de anunciar o investimento de R$ 6,5 milhões em subestação.

Por dois dias seguidos, Ribeirão Bonito foi alvo de operações policiais. No dia 11, a Polícia Civil encontrou uma serra, utilizada no corte de mármore, que havia sido furtada uma semana antes. Já no dia 12, em conjunto com a Polícia Militar, a Polícia Civil desencadeou operação de combate ao tráfico de entorpecentes. Em uma das três residências revistadas, vários produtos farmacêuticos foram apreendidos.

Na manhã do dia 14 de fevereiro, domingo de Carnaval, dois grupos de amigos protagonizaram o I Futsaia - Futebol de Saia - no Estádio Municipal "Tonico Varella", em Ribeirão Bonito. A partida inusitada entre Lacráias X Primas das Malvinas terminou empatada, mas ambas receberam medalhas pela animação. Entre as peculiaridades, um dos goleiros deu a luz, e foram contabilizados os gols do árbitro e dos repórteres.


A Escola de Samba "Unidos do Centenário" animou o Carnaval 2010 em Ribeirão Bonito, atraindo milhares de pessoas para a Rua São Paulo nas noites dos dias 14 e 16 de fevereiro. O cordão com centenas de pessoas foi dividido em blocos carnavalescos, como a própria Escola de Samba, o grupo da Terceira Idade, "E o baguio? É loko!", e "Lacráias".


No dia 17 de fevereiro, durante a segunda Sessão Ordinária do ano, o vereador Nelson de Souza (PRB) deu início a primeira polêmica do ano na cidade. Souza denunciou irregularidades no transporte escolar do Município, como os motoristas que trabalharam durante todo o ano anterior sem carteira especial. O parlamentar também afirmou que houve falsificações.


Em operação iniciada nas primeiras horas do dia 18, em conjunto com o Grupo de Operações Especiais (GOE), a Polícia Civil de Ribeirão Bonito conseguiu prender um elemento foragido da Justiça na cidade. Soldados invadiram a residência, no bairro Jardim Centenário, por volta das 7 horas e surpreenderam o indivíduo, que ainda dormia. Nenhuma droga foi encontrada, mas vestígios denotam a movimentação de entorpecentes no local.


Ao completar 80 anos de idade, o médico Orazil Paula de Almeida se afastou dos atendimentos nas unidades públicas e na Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Bonito. No dia 23 de fevereiro, em agradecimento a tantos anos de dedicação, Orazil recebeu uma homenagem do Departamento Municipal de Saúde, pelo serviço prestados à comunidade.


Um temporal atingiu Ribeirão Bonito na noite do dia 24 de fevereiro, causando estragos nas zonas rural e urbana. Várias casas ficaram alagadas nos bairros Jardim Primavera e Morumbi I, onde o esgoto transbordou. Um córrego transbordou e inundou uma rua no centro, e um raio atingiu e danificou a entrada de uma fazenda na zona rural.


Cerca de 50 pessoas, entre representantes de entidades sociais e autoridades, assistiram a uma palestra na sede da Amarribo sobre a importância da organização social. Ministraram palestras, a convite da AMBI - Associação dos Moradores de Bairros Interligados, Lindolfo Santos, da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil, e Edmilson Nazareno, Presidente da Federação Paulista das Associações de Moradores de Bairro.

Um comentário:

Anônimo disse...

nelsinho não deixem calar a sua voz é avoz do povo clamando melhorias,parabens.

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora