Pais e estudantes vivem situações parecidas no início do ano letivo
Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito
Para centenas de estudantes, começa nesta segunda-feira (14) o período letivo 2011 em Ribeirão Bonito. Muitos voltaram às escolas já na semana passada, quando as aulas começaram oficialmente, mas já se tornou uma tradição que os estudantes prolonguem as férias até a segunda-feira seguinte ao retorno. Como em todos os anos, a demanda de transporte para crianças aumenta, principalmente aos jovens que passam do ensino médio para o superior ou a cursos fora da cidade.
Dentro do município, pais reclamam da falta de transporte para os alunos que residem nos bairros Jardim Primavera e Morumbi I e II. As crianças, principalmente matriculados na escola municipal “Lélia Cecília Torrezan Galdino Lucato”, são obrigados a caminharem por quarteirões, muitas vezes, sozinhos, o que aumenta também a preocupação dos pais quanto à segurança das crianças.
Vários pais abandonam seus afazeres e trabalhos para levarem e buscarem os filhos até a unidade, com medo do que possa ocorrer durante o trajeto das crianças. O serviço de transporte de alunos pela prefeitura ocorre com os alunos de bairros periféricos, como Malvinas, Centenário e o distrito de Guarapiranga, além da zona rural. Houve época em que o serviço atendia o bairro Morumbi, mas foi suspenso. A prefeitura, até o momento, não divulgou o motivo.
Já os jovens, com faixa etária a partir dos 17 anos, estão preocupados com o transporte para universidades e cursos fora da cidade. Para isso, é bom ressaltar que a prefeitura contribui com R$ 60,00 mensais por aluno para custear as passagens entre Ribeirão Bonito e São Carlos e/ou Araraquara, principais pólos educacionais que recebem estudantes ribeirão-bonitenses.
Outro meio especial e exclusivo aos estudantes que pretendem cursar a Universidade Paulista (UNIP) de Araraquara é oferecido pela Tapeçaria Garcia. Uma vã foi disponibilizada e os interessados devem procurar contato pelo telefone (16) 3344-1931 e saber os detalhes. Todos os jovens interessados em mais informações sobre o transporte para outros municípios devem entrar em contato com a prefeitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pedimos a compreensão de todos: caso queira enviar comentário sem ser identificado, envie para o e-mail marcel.rofeal@gmail.com para que, pelo menos a administração deste blog, possa identificar os autores.