País | Meteorologia prevê para hoje mais pancadas de chuva em São Paulo - Blog Marcel Rofeal

Breaking

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

País | Meteorologia prevê para hoje mais pancadas de chuva em São Paulo

Em Carapicuíba, mulher morreu afogada

Agência Brasil
 
A meteorologia prevê mais pancadas de chuva ao longo do dia de hoje (28) na cidade de São Paulo, que voltou a ser atingida, na tarde de ontem (27), por fortes chuvas menos de uma semana depois do temporal ocorrido no último dia 21, cujos sinais ainda podem ser vistos. Desta vez, foram registrados 59 pontos de alagamento, sendo 31 deles intransitáveis. A zona oeste é a região mais castigada. No município vizinho, em Carapicuíba, uma mulher morreu afogada.
 
Segundo o Corpo de Bombeiros, o carro dirigido pela vítima foi parar em um córrego no bairro Capriotti. Os bombeiros a encontraram por volta das 18h, sem sinais vitais, mas ainda tentaram reanimá-la. Na capital, a corporação recebeu dezenas de chamados para resgatar pessoas ilhadas, entre elas passageiros de ônibus retidos em meio às inundações. Uma mulher em trabalho de parto foi resgatada por um helicóptero da Polícia Militar (PM) perto da Rodovia Castello Branco.
 
O Rio Pinheiros transbordou e hoje (28) várias ruas e avenidas da zona oeste, principalmente, na Vila Leopoldina, amanheceram cheias de lixo deixado pela enxurrada. A água encobriu parte dos trilhos da Companhia Paulista de Trens Urbanos (CPTM), impedindo a circulação dos trens em duas linhas, entre as estações da Lapa e Barra Funda. A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), na Vila Leopoldina, também ficou alagada.
 
O Centro Gerenciamento de Emergências (CGE), órgão da prefeitura, informou que o volume de precipitações na zona oeste atingiu 102,6 milímetros (mm) bem acima da média na cidade (42 mm) e mais da metade do acumulado no mês até ontem (188,1 mm). O total ainda está abaixo da média histórica (217mm).
 
Segundo CGE, o que provocou esse temporal foi a aproximação de uma frente fria em choque com o ar quente. Apesar de não esperarem que o volume de chuva registrado ontem volte a ocorrer na tarde de hoje, as autoridades estão em estado de atenção por causa do solo encharcado e do nível elevado de rios e córregos, o que aumenta os riscos de alagamentos e deslizamentos de terra.
 
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que, desde o início da Operação Verão, em dezembro do ano passado, as chuvas já provocaram 27 mortes e deixaram 29 feridos, em 102 cidades. As enchentes deixaram 2.430 desabrigados e 11.721 desalojados. Segundo o órgão, 13 municípios continuam em situação de emergência (Atibaia, Avaré, Águas de São Pedro, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Cafelândia, Embu, Franco da Rocha, Itupeva, Mauá, Pracinha, Socorro e Sumaré).

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora