Instituição completou 45 anos de fundação nesta quarta-feira (16)
Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito
Fotos: Marcel Rofeal
A escola municipal “Profª Lélia Cecília Torrezan Galdino Lucato”, também conhecida como escola de comércio, completou nesta quarta-feira (16) o 45° aniversário de fundação. Para marcar a data, direção e coordenação promoveram um dia especial para os alunos com direito a bolo e a uma viagem no tempo, expondo imagens históricas e documentos sobre a instituição.
Durante todo o dia, um painel permaneceu em exposição no pátio do colégio com fotografias do prédio quando este ainda abrigava a sede do poder executivo municipal, em 1955, passando à unidade de ensino anos depois. Nos anos 60, o antigo prédio foi derrubado e deu lugar a novas instalações, inauguradas em 1969, que abrigam a escola.
Também como parte das comemorações pelo aniversário da instituição, um mural com bexigas foi instalado logo na área frontal do prédio, na principal entrada para a diretoria. Durante o intervalo, ao invés de merenda comum, os alunos foram contemplados com um bolo de aniversário e cantaram parabéns, uma forma de homenagear a unidade.
História da Escola
O Colégio Comercial Municipal de Ribeirão Bonito começou a funcionar em 16 de março de 1966 de forma, praticamente, itinerante, tendo como sede principal o prédio da atual escola municipal “Coronel Pinto Ferraz”. Visando conceder um espaço definitivo à instituição, o então prefeito Emygdio Lucato lançou a pedra fundamental da nova construção em 27 de agosto de 1967.
No lugar da construção imponente que abrigou a prefeitura por alguns anos, surgiu em 31 de janeiro de 1969, pouco menos de um ano e meio após o início das obras, a sede da escola municipal “Profª Lélia Cecília Torrezan Galdino Lucato”, inaugurada pelo prefeito Eduardo Gobato. A homenagem à Lélia Cecília deu-se após seu enorme esforço para implantar a escola no município.
Quem foi Lélia Cecília
Lélia Cecília Torrezan Galdino Lucato nasceu em Ribeirão Bonito aos 17 de fevereiro de 1939. Filha de Antonio José Galdino, o popular Tonico, e Helena Torrezan Galdino, Lucato cursou a escola Coronel Pinto Ferraz, o Colégio das Freiras, em São Carlos, e a escola Dr. Pirajá da Silva, onde se formou e lecionou Português e Francês anos depois.
Completou o curso de Letras na Universidade de São Paulo (USP) em Campinas e, em concurso público, disputou uma cadeira de Português e Francês entre três mil candidatos, sendo classificada com a 73° melhor nota. Escolheu como campo de atuação a escola estadual “Dr. Pirajá da Silva”, porém não conseguiu desfrutar de sua conquista por muito tempo.
Uniu-se a amigos e professores na luta para trazer a então Escola de Comércio a Ribeirão Bonito, sendo reconhecida pelo esforço com a inauguração do novo colégio, mesmo que recebeu seu nome. Casou-se com José Paulo Lucato em 1964, com quem não teve filhos, e veio a adoecer. No dia 4 de março de 1971, Lélia Cecília faleceu com apenas 32 anos de idade.
Nota do Blog: Se alguém, por ventura, conseguir identificar os alunos que aparecem na fotografia da esquerda, por gentileza, entre em contato com este blog. Muitos comentários já foram enviados no sentido de publicarmos os nomes destes alunos, porém, não pudemos fazê-lo. O único que pudemos identificar até o momento foi amigo Lorival Verillo, o Dudu, que aparece no centro da imagem.
Nota do Blog: Se alguém, por ventura, conseguir identificar os alunos que aparecem na fotografia da esquerda, por gentileza, entre em contato com este blog. Muitos comentários já foram enviados no sentido de publicarmos os nomes destes alunos, porém, não pudemos fazê-lo. O único que pudemos identificar até o momento foi amigo Lorival Verillo, o Dudu, que aparece no centro da imagem.
8 comentários:
Bonito exemplo de vida pena que viveu tão pouco
ines
Parabéns pelo aniversário. estudei no Lélia e sou muito grata a todos os funcionários e professores.
PARABÉNS A DIREÇÃO, COORDENAÇÃO, PROFESSORES, RESGATANDO A HISTÓRIA DA ESCOLA PARA AS CRIANÇAS...CLAUDIA, MÃE DE ALUNO
Parabéns pra nova Direção/Coordenação (Marô e Tati), minha filha do 3º ano chegou toda feliz por saber a história da escola....Parabéns....
Esse negócio de elogiar alguns é desclacificar os anteriores que também foram muito bons,se chegou aonde chegou foi porque até agora alguem cuidou .não é porque uma pessoa chegou há uma semana que leva todo o mérito né?
passaram por aí Sandra Gravena ,TerezinhaManieri,Rita Yamaguchy etc.....
se chegou aos 45 anos é porque alguem antes cuidou
Concordo com a Gracia... se está bom, é porque cada um fez um pouco... Mudanças tbm são bem-vindas, desde que seja pra melhor.
A propósito em gestão passada (não me lembro qdo) uma biblioteca foi inaugurada na escola Lélia cecília, homenageando uma grande professora da cidade. Infelizmente, em outra gestão, na ânsia por mudanças, a biblioteca foi desfeita!!1 Onde foram parar estes livros??? Quer dizer que a pessoa homenageada foi desomenageada???
Fica aí uma sugestão para a gestão atual: reabrir a biblioteca do Lélia!
concordo com a joana,é uma vergonha uma escola sem biblioteca,cade o incentivo a leitura?Me desculpe a nova direção,mas ao meu ver mudam,e desmudam a direção e a coordenação,mas não vejo melhorias nas escolas,muito menos no conhecimento dos alunos.lady
EM COMENTÁRIOS - BLOG DO RONCO voce pede indentificação dos pessoas da foto da 1ª turma do LELIA, veja lá algumas identificações.
Elizeu
Postar um comentário