Cidade | Surto de conjuntivite está praticamente controlado - Blog Marcel Rofeal

Breaking

segunda-feira, 21 de março de 2011

Cidade | Surto de conjuntivite está praticamente controlado

Segundo o departamento de Saúde, quase mil casos foram confirmados

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito

Foto: Internet
Quase mil pessoas já foram infectadas pelo Enterovirus A-24, responsável pela conjuntivite, em Ribeirão Bonito, segundo informou o Departamento Municipal de Saúde a reportagem do BMR no final da tarde desta segunda-feira (21). A epidemia foi confirmada no início do mês pelo órgão de saúde e, segundo o departamento, está praticamente sob controle, uma vez que houve a queda no número de casos registrados nas unidades de saúde.

O surto foi confirmado em 10 de março, quando o número de infectados saltou de cerca de 260 para quase 500 em menos de uma semana. De acordo com a diretora Maria Eliza Alboleia, cerca de 40 novos casos eram confirmados a cada dia até então. Em poucos dias, 5% da população já havia sido infectada pela conjuntivite, o que exigiu a implantação de medidas preventivas pela administração.

Na escola municipal “Coronel Pinto Ferraz”, mais de 50 alunos e uma funcionária foram afastados devido à conjuntivite. Álcool em gel foi distribuído em unidades de ensino e carros de som informavam sobre as maneiras de evitar a propagação do vírus, como: evitar aglomerações, lavar as mãos e o rosto com freqüência, não compartilhar toalhas e outros objetos, não freqüentar piscinas públicas, de academia ou praias, não coçar os olhos e outros.

A conjuntivite é a inflamação da membrana que reveste a parte frontal do globo ocular e o interior das pálpebras. Geralmente, os dois olhos acabam atacados e o desconforto pode durar até quatro semanas. Os principais sintomas são olhos avermelhados e lacrimejantes, inchaço, sensação de areia nos olhos e desconforto causado pela luz.

Segundo o departamento de Saúde, são cerca de 20 novos casos diariamente, registrados em postos de saúde. A própria diretora de Saúde e a diretora de Educação também foram vítimas do vírus. Veículos de comunicação como a EPTV, afiliada a Rede Globo, e o portal G1 deram destaque ao caso, assim como o portal Araraquara.com e outros meios da região.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora