Ideia é implantar uma escala de cortes de três horas por dia
Roberto Saraiva, eBand com Agência Brasil
Foto: Kazuhiro Nogi
O governo do Japão preparou um cronograma para desligar a energia na região norte do arquipélago, área mais afetada por um terremoto seguido por um tsunami, na sexta-feira.
Segundo Eduardo Souza, secretário da Embaixada do Brasil em Tóquio, o anúncio foi feito neste domingo pelo primeiro-ministro japonês, Naoto Kan.
A ideia do governo nipônico é implantar uma escala de cortes de energia de três horas por dia nas cidades da região norte. Segundo o secretário do Itamaraty em Tóquio, o premiê ressaltou em seu pronunciamento que as pessoas das cidades do norte serão comunicadas antecipadamente sobre os blecautes.
Foram criadas três comissões para lidar com a crise. Uma delas vai estudar os problemas energéticos, como a necessidade de contenção das usinas nucleares que ainda apresentam riscos de explosão na área afetada.
Outra comissão tratará do ordenamento dos trabalhos de socorro às vítimas a serem desenvolvidos por ONGs que já se ofereceram para ajudar o governo japonês. A terceira vai estudar a situação da economia japonesa e as medidas que serão tomadas para minimizar ao máximo as consequências do terremoto para a indústria do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário