Prefeitos de Ribeirão Bonito e Dourado se reúnem com Diretores da CPFL
Blog do Ronco, especial de Ribeirão Bonito
Fotos: Sérgio Ronco
No gabinete do Prefeito de Ribeirão Bonito (PPS), estava a alta cúpula da CPFL regional., alguns convidados da cidade e também o Prefeito de Dourado Edmur Pereira Buzzá (PT). Antonio Carlos Cyrino, Diretor de Operações da CPFL - Companhia Paulista de Força e Luz, e mais cinco outros diretores se deslocaram de Campinas para posicionar, principlamente os chefes dos Executivos de Ribeirão Bonito e de Dourado, dos problemas que a CPFL vem enfrentando na região e suas soluções.
Com o auxílio de um retro-projetor, Cyrino pode explicar aos presentes, o por que dos constantes piques de energia e até mesmo os prolongados apagões. Cyrino afirma categoricamente que não há gargalo no fornecimento de energia. Para o diretor, de 70 a 80% dos apagões registrados, as causas são os constantes roubos de cabos e as descargas elétricas que caem nesta região. Os dados da companhia mostram que os roubos desde 2008 tiveram um aumento acentuado, chegando em 2010 com 19 ocorrências. Perguntado pelo Blog do Ronco o por que a CPFL não previu o que poderia acontecer, evitando-se assim os apagões. Cyrino respondeu que quando o problema é identificado é necessário um tempo de maturação para a sua solução.
A CPFL está investindo R$ 6,2 milhões em nova subestação que a partir de agora recebe uma nova denominação: "Ribeirão Bonito 1". De acordo com Cyrino, essa subestação entrará em funcionamento no mes de maio. Questionado se seria no ínicio, apenas disse que o mes de maio é a data para funcionar.
O Prefeito de Dourado Edmur Buzzá quis saber se a CPFL tinha uma previsão de quantos anos a frente essa subestação suportará a demanda das cidades de Dourado e Ribeirão. Para Cyrino, o investimento é praticamente para solucionar o problema para sempre, uma vez que realizado esse investimento, quando a demanda de energia for maior, será apenas uma questão de adqua-la às novas necessidades.
"Não houve em momento algum desleixo da compnahia", disse Cyrino, voltando a afirmar que o tempo percebido pela empresa, que estavam com problemas e o investimento em nova subestação foram normais. Para o executivo da CPFL, é o mesmo que um paciente reclamar de algo ao médico, e esse paciente ser tratado com remédios até que perceba que existe algo de mais grave e necessite de uma cirurgia, referindo-se à demora em solucionar os problemas na região.
O Prefeito de Ribeirão Bonito Paulo Veiga reclamou muito do atendimento da companhia quando há problemas com a energia. "Você liga no 0800 da CPFL e pergunta qual o prazo de religação e há informações divergentes de funcionário para fiuncionário. Cada um diz uma coisa", disse Veiga.
Cyrino respondeu ao prefeito Veiga que tanto ele quanto o prefeito Edmur, tinham informações privilegiadas em casos de falta de energia ou até mesmo quando a companhia faz reparos em suas linhas. Os dois prefeitos negaram essa informação, o que fez Cyrino olhar para o Gerente de Poder Público Mauro Forgerini, como se estivesse cobrando uma atitude.
Quanto aos "picos" de energia, o chamado pisca, foi informado que com a nova subestação irá melhorar muito.
O Blog do Ronco informou ao Diretor Cyrino que um grupo de vereadores de 4 cidades da região estavam prestes a ingressar na justiça exigindo que a CPFL faça o devido ressarcimento aos consumidores prejudicados,. Cyrino respondeu que esse movimento não é necessário, basta que esse grupo apresente a lista dos possíveis prejudicados e de seus prejuízos e que seja entregue a ele mesmo.
A palavra final da reunião, veio através da diretoria da CPFL aos consumidores , para que tenham um pouco mais de paciência pois o problema será solucionado no mes de maio com a nova subestação " Ribeirão Bonito1", em funcionamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário