Lei deve multar moradores com criadouros e que impedem entrada de agentes
EPTV
O número de casos de dengue registrados até o momento em Rio Claro cresceu 398% em comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro até agora, a cidade já registrou 304 casos de dengue. No ano passado, neste mesmo período, havia 61.
Com 33 novos casos registrados nesta semana, a cidade já prepara uma lei para multar quem impedir a entrada dos agentes ou tiver criadouros do mosquito no quintal.
A coordenadora do programa de controle da dengue, Kátia Curado, disse que o trabalho casa a casa é feito durante o ano todo. Além de uma série de ações complementares.
Em 2007, o município registrou 1.649 casos. O ano de 2008 teve 151 e, 2009, apenas 7. A estatística voltou a crescer em 2010 quando 633 casos foram confirmados. As respostas podem estar no clima, mais quente e com volume de chuva maior.
Existe também um ciclo da doença. Ainda não se sabe o motivo, mas ela atinge um pico em média a cada quatro anos. “Isso é um perfil da doença que ainda é estudado pelos cientistas”, disse Kátia.
Em Rio Claro, estão sendo estudadas medidas mais severas no combate à doença. “Está no departamento jurídico e estamos na eminência de aprovar essa lei que vai multar os moradores que tiverem criadouros e os que não deixam entrar nas casas”, disse a agente de controle de zoonoses Solange Mascherpe.
A preocupação é maior com o que pode acontecer no ano que vem. O vírus da dengue tipo 4, que antes circulava nas fronteiras do país, já foi identificado no Estado de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário