Regional | Pré-Intermed movimenta economia, mas incomoda moradores - Blog Marcel Rofeal

Breaking

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Regional | Pré-Intermed movimenta economia, mas incomoda moradores

Internauta flagrou estudantes surfando em ônibus no domingo (17)

EPTV
 
Foto: Divulgação
A Pré-Intermed, que deve movimentar R$ 3 milhões até domingo (24), em Santa Rita do Passa Quatro, é alvo de várias reclamações de moradores, principalmente em relação ao comportamento dos estudantes.
 
Apesar de aquecer o turismo e a economia da cidade, muitos não gostam da vinda dos cerca de 3 mil alunos de medicina. A pedicure Maria Pereira, por exemplo, não se conforma que espaços públicos, como escolas, sejam cedidos para o evento. “O clube de campo fica fechado para a população. Eu frequento o local e não posso usar. Eles [os estudantes] deixaram a cachoeira toda suja. Durante a noite eles andam pelados pela cidade. Em setembro é pior. Eles ficam nas escolas e meus filhos ficam em casa. Tudo fechado por causa deles ”, disse.
 
Outras reclamações são com relação ao consumo exagerado de bebidas alcoólicas pelos estudantes. "Acaba atrapalhando por causa da bebida também", disse o estudante Guilherme Spinosa.
 
No último domingo (17), um internauta, que preferiu não se identificar, flagrou estudantes desfilando pelas ruas da cidade em cima do teto de um ônibus. Ele tirou fotos e enviou para a seção Você é a Notícia do EPTV.com.
 
De acordo com ele, alguns chegaram a retirar lâmpadas dos postes. Ele viu o ônibus por três vezes, em vários pontos da cidade. Em todas as ocasiões, os estudantes estavam sobre o teto. Veja aqui todas as fotos.
 
Fernando Sanches, um dos organizadores da Intermed, informou que desconhece as fotos e que vai se reunir com outros responsáveis pelo evento na tarde desta sexta-feira (22), para depois falar sobre o caso.
 
A Polícia Militar também informou que não flagrou nenhuma infranção de trânsito desse tipo nos últimos dias.
 
A empresa responsável pelo transporte dos estudantes da PUC Sorocaba confirmou o ocorrido e disse que o motorista não pode contê-los e não teve culpa, já que todos são maiores e sabiam da irregularidade e dos riscos. Informou ainda que, caso seja multada ou penalizada, os alunos que contrataram a empresa é que serão responsabilizados.
 
Outro internauta, José Carlos Ramos, escreveu para o EPTV.com protestando contra o torneio. Ele confirma que os alunos surfam em cima dos ônibus. “São arruaceiros, baderneiros com fantasias e pintados saem às ruas. Entram na contramão, param no meio da rua”.
 
Ele diz que a cidade não tem hotéis para atender a demanda e os alunos ficam em escolas municipais e particulares e em chácaras. 

Violência
 
Os jogos da Pré-Intermed começaram no dia 15 de abril em Santa Rita do Passa Quatro. Pela primeira vez, a cidade está recebendo o evento classificatório para a Intermed, que será realizada em setembro em uma cidade ainda não definida pela organização.
 
A Intermed, que é tradição desde 1966, já foi realizada em Santa Rita em 1995, 2000, 2005, 2007 e 2010. Em setembro de 2007, foi notícia depois que uma estudante de 23 anos foi atingida por um tijolo durante uma briga entre estudantes de medicina da Unicamp e da Pontifícia Universidade Católica (PUC) (imagem ao lado).
 
Ela teve fratura teve fratura no osso do crânio sobre o olho esquerdo e passou por uma cirurgia. De acordo com testemunhas, após um jogo, estudante jogaram tijolos na quadra onde os vencedores comemoravam. Um deles atingiu o rosto da estudante.
 
Na ocasião, ninguém foi punido pelo ocorrido. As universidades não abriram processos disciplinares, pois consideraram que os jogos eram de responsabilidade exclusiva das associações atléticas das faculdades de medicina. 

Turismo e economia
 
Para o comércio da cidade, os alunos são muito bem-vindos. Em um restaurante, o movimento aumentou em 10 vezes. Ao todo, 12 funcionários foram contratados pra dar conta do serviço. Maria Tereza, dona do restaurante, elogia os estudantes e só vê benefícios com a vinda deles. “Todos são muito educados. Ajuda muito porque a gente gera emprego extra”.
 
Segundo o diretor interino de turismo, Guido José da Costa, as vantagens em receber os universitários, superam as desvantagens. O setor hoteleiro também fatura com a vinda dos estudantes. "Pelo tanto de recurso que irriga na cidade durante esse período. Hoje temos algumas pousadas que estão sendo alugadas por pais que vieram acompanhar os filhos. A tendência é que eles voltem", disse.
 
Sobre o uso das escolas, Costa disse que os alunos nunca foram prejudicados porque isso já está previsto no calendário escolar.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora