Cidade | Chega ao fim o 3° Encontro Coletivo Ativista SP - Blog Marcel Rofeal

Breaking

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Cidade | Chega ao fim o 3° Encontro Coletivo Ativista SP

Evento reuniu dezenas de jovens e convidados na sede da Amarribo

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito

Fotos: Marcel Rofeal/Sérgio Ronco
Terminou oficialmente no início da noite deste domingo (22), em Ribeirão Bonito, o terceiro e último encontro Coletivo Ativista SP, realizado desde a manhã do último sábado (21) na sede da Amarribo Brasil. O ciclo de palestras, que contou com dezenas de jovens de cinco cidades e vários convidados, foi organizado pela Amarribo Júnior, em parceria com a Oficina de Imagens e Rede Sou de Atitude. A primeira reunião dos jovens ocorreu no início de dezembro.

Cinco cidades foram representadas: Águas da Prata, Analândia, Bauru, Marília e Ribeirão Bonito. Dezenas de jovens prosseguiram o ciclo do projeto, assistindo a uma série de palestras proferidas durante os últimos dois dias. Eles chegaram ainda na sexta-feira (20), quando se reuniram durante a noite na pizzaria Água Benta. Ficaram hospedados em residências familiares cedidas gentilmente em alguns pontos da cidade, a exemplo do que ocorreu no II Encontro de Cidadania, em 2008.

A programação oficial teve início por volta das nove horas da manhã de sábado (21), quando Guilherme Caldas von Haehling, diretor executivo da Amarribo, e Josmar Verillo, presidente do conselho da entidade, deram boas vindas aos presentes e desejaram sucesso no encontro, com o tema direcionado à discussão sobre orçamento público, comunicação e mobilização social, e estratégias de incidência. O primeiro palestrante foi o professor doutor da USP – Universidade de São Paulo, Marcelo Arno Nerling.

Nerling apresentou trechos da Constituição Federal e disse que se sentiu honrado em estar na Amarribo. “Para quem luta contra a corrupção, vir até a Amarribo é como um muçulmano ir à Meca”, disse logo no início de sua fala. Marcelo direcionou sua explanação ao tema “Soberania Popular e Gastos Públicos”, onde apresentou dados pertinentes, assim como citações na legislação. Quem deu seqüência ao ciclo foi Duque Dantas, servidor da Controladoria Geral da União (CGU), sobre os mecanismos de controle da sociedade para com o orçamento público.

Quem também palestrou aos ativistas foi Arthur Serra Massuda, da ONG Artigo 19, sobre participação social e direito de acesso à informação. Comunicação foi o tema principal no domingo (22), quando o ciclo de palestras foi aberto por Rafael Lira, da Viração Educomunicação, com o tema “Comunicação para Mobilização Social”. Sérgio Ronco, da Amarribo, deu seqüência à programação, citando a experiência de mobilização social da Amarribo e contando um pouco sobre sua carreira.

Depois de uma série de atividades, o 3° Encontro Coletivo Ativista foi encerrado por volta das seis e meia da tarde deste domingo (22) com um abraço coletivo, reafirmando a união entre todos os presentes. Cada um deixou seu compromisso para com suas cidades e com o país, sendo unanimidade o combate à corrupção e o empenho em mudar a atual situação brasileira. As cidades representadas devem ser visitadas em breve pelo grupo, para dar seqüência ao projeto.

Um comentário:

www.lirian-li.com.br disse...

Marcel antes de tudo parabéns pelo blog que realmente está muito bom, e sobre a postagem do encontro na amarribo, foram 3 dias que serviram muito para todos nós, e tenho certeza que fortaleceu ainda mais as ongs presentes. Ver que existem pessoas com os mesmos objetivos e na mesma luta que a gente é muito motivador.

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora