Medida visa coibir roubos na saída das agências, mas é inócua segundo a Febraban
Gabriela Martins, Araraquara.com
Foto: Glauber Cunha
Das 15 instituições bancárias e financeiras de Araraquara apenas uma instalou as divisórias de segurança obrigatórias desde o início de março, segundo a lei municipal n° 7342, de 2 de março de 2011.
A determinação obriga bancos e instituições financeiras a colocar painéis opacos em frente aos guichês de caixa, impossibilitando a visualização de quem está nas filas ou em outras áreas do estabelecimento. As divisórias devem ter 1,80 metro de altura e sustentação de alumínio, com vão de, aproximadamente, 60 centímetros na parte de baixo. Apesar de o prazo de 45 dias para adequação ter expirado em 17 de abril, apenas a agência do HSBC cumpriu a lei.
Segundo a administração do HSBC, as divisórias foram colocadas há dois meses e têm tido um retorno positivo: na avaliação da empresa, os biombos deram mais segurança e privacidade aos seus clientes, que têm ficado mais à vontade nos caixas.
Cliente da agência, Eleni de Paula Bueno, de 63 anos, acredita que as divisórias acabam proporcionando maior segurança àqueles que estão retirando dinheiro. "Acho que, para quem tira uma grande quantia em dinheiro, essa divisória acaba proporcionando mais segurança, e isso é muito importante".
"Tudo aquilo que inibe ou dificulta a ação de assaltantes é bem vindo. Hoje em dia a insegurança é muito comum. Quando se lida com valores esse sentimento é ainda pior", completa Rodolfo Teixeira, 28, coordenador de logística.
Matéria completa aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário