Programa foca a participação social ativa, a atitude empreendedora e as conexões como possibilidade de inserção na sociedade e no mundo do trabalho
Lucas Castro
Foto: Divulgação
A Associação Ribeirão Bonitense de Educação e Assistências, conhecida como Guarda Mirim, deu início na última segunda-feira (8) as aulas do Programa Educação Para o Trabalho - Novas Conexões, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) aos jovens de baixa renda do município.
O programa foca a participação social ativa, a atitude empreendedora e as conexões como possibilidade de inserção na sociedade e no mundo do trabalho. Respeita um planejamento por competências e adota ações participativas e autônomas, a construção do conhecimento e o protagonismo do jovem no seu processo educacional, com foco no “aprender a aprender”, “aprender a ser” e “aprender a conviver”.
“O curso visa contribuir para a inclusão de jovens socialmente desfavorecidos, por meio do desenvolvimento de competências que ampliem as possibilidades de inserção no mundo do trabalho, geração de renda e participação na sociedade”, revela Agda Benedita de Castro Marcato, presidente da Guarda Mirim. Segundo ela a iniciativa visa atender a uma nova sociedade, a do conhecimento, e uma das suas premissas básicas é a tecnologia como possibilidade de inserção profissional e social, capaz de provocar mudanças, pensar globalmente e agir localmente.
Neste sentido, a participação social torna-se uma condição de desenvolvimento de uma pessoa política e democrática, com uma visão do todo e um modo de pensar sistemático passa a ter significado na medida em que suas atitudes empreendedoras venham impactar positivamente em suas relações e em suas vidas.
Para participar o jovem tem que ter de 14 a 21 anos, cursando a partir do 7º ano do Ensino Fundamental (antiga 6ª série), matriculados ou egressos em instituições públicas de ensino e/ou de programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com renda familiar de até dois salários mínimos e interesse por questões relacionadas ao trabalho.
Ao jovem que concluir satisfatoriamente o Programa, será conferido o certificado de conclusão de curso: Programa Educação para o Trabalho – Novas Conexões.
As aulas serão ministradas na Escola Municipal “Lélia Cecília Torrezan Galdino Lucato”, a Escola do Comércio, que foi gentilmente cedida pela Prefeitura de Ribeirão Bonito por intermédio da Diretora de Educação Regiane Serra.
Sobre a Guarda Mirim
É uma associação sem fins lucrativos que atende jovens entre 14 a 17 anos, os quais depois de um estágio se forem aprovados são inseridos no mercado de trabalho.
Um comentário:
É isso que Ribeirão Bonito precisa; oferecer oportunidade aos jovens. Parabens aos dirigentes da Guarda Mirim. Birela.
Postar um comentário