Captura deve fortalecer o controle dos insurgentes sobre as linhas de abastecimento que vão da Tunísia até Trípoli
Yvonne Bell, Reuters
As forças rebeldes líbias comemoraram a captura de Sabratha, na estrada costeira entre a fronteira com a Tunísia e a capital, Trípoli, nesta quinta-feira, após uma batalha de quatro dias com as tropas leais ao líder da Líbia, Muammar Gaddafi.
A tomada da cidade deve fortalecer o controle dos insurgentes sobre as linhas de abastecimento que vão da Tunísia até a capital. Perto do início da semana eles já haviam tomado a cidade de Zawiyah, próxima a Trípoli.
Uma equipe da Reuters em Sabratha, cerca de 80 quilômetros a oeste de Trípoli, disse que um grupo de 200 rebeldes estava no centro da cidade atirando para o alto, em comemoração.
Combatentes e moradores disseram à Reuters que os rebeldes agora controlam 90 por cento da antiga cidade romana de Sabratha e haviam acabado de expulsar as forças leais a Gaddafi para fora do distrito de Telel. Eles disseram que a batalha pela cidade vinha ocorrendo havia três ou quatro dias.
Um morador declarou que o avanço ocorreu quando a Otan bombardeou uma instalação de treinamento militar no centro de Sabratha. Depois desse ataque, os rebeldes invadiram a instalação e tomaram as armas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário