Prefeito explica que projeto do emissário já está tramitando
Marcel Rofeal, da Redação
Foto: Marcel Rofeal/BMR
As obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Ribeirão Bonito, localizada na estrada municipal RBB-149, estão em fase de conclusão. Quatro lagoas de decantação e o chamado labirinto, última etapa do tratamento antes de o material ser levado a um córrego, já estão prontos. De acordo com a prefeitura, o projeto de construção do emissário, que não estava incluso no plano definido pelo convênio com o Governo do Estado, já está em tramitação.
Os trabalhos tiveram início em julho de 2010, com prazo para conclusão em até 12 meses – período que poderia ser prorrogado – e orçamento previsto em cerca de R$ 2,8 milhões, investimento das Secretarias de Estado da Saúde e de Saneamento e Energia, e do Departamento de Águas e Energia Elétrica, o DAEE. Segundo a CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, os córregos que cortam Ribeirão Bonito recebem um milhão e meio de litros de esgoto por dia.
Em abril, o prefeito Paulo Antonio Gobato Veiga afirmou que a administração estava “batalhando” quando questionado sobre a construção do emissário. Segundo ele, o projeto não estava previsto no contrato firmado entre o Governo do Estado de São Paulo e o Município. Há uma semana, Veiga disse que a obra já está tramitando nos órgãos competentes, assim como o projeto de construção da estação elevatória – como o nome já diz, a unidade encaminharia o material do esgoto até a ETE.
Pela previsão inicial, as obras deveriam ter sido concluídas em julho deste ano, o que não aconteceu. Em abril, o prefeito afirmou que os trabalhos deveriam ser encerrados até o mês de setembro deste ano, o que também não ocorreu. Na última conversa com a reportagem do BMR, Veiga não soube dizer quando a estação seria entregue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário