Cidade | Chega ao fim a 1ª Consocial de Ribeirão Bonito - Blog Marcel Rofeal

Breaking

domingo, 20 de novembro de 2011

Cidade | Chega ao fim a 1ª Consocial de Ribeirão Bonito

Encontro foi encerrado com primeira proposta aceita no Município

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito

Fotos: Marcel Rofeal/BMR
Foi encerrada pouco antes das cinco horas da tarde a etapa municipal da 1ª Consocial – Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – em Ribeirão Bonito. O evento foi iniciado na noite deste sábado (18) e contou com três palestras, apresentação e votação de propostas, e a eleição de delegados que representarão o município na etapa estadual da conferência. Cerca de 50 pessoas acompanharam a abertura dos trabalhos, sediados no plenário da Câmara Municipal.

Passava das 19h30 quando foi iniciada a composição da mesa e executado o Hino Nacional Brasileiro, dando início à solenidade de abertura. Na sequência, o prefeito Paulo Antonio Gobato Veiga abriu oficialmente a Consocial de Ribeirão Bonito, desejando um bom trabalho a todos os presentes. O presidente da Amarribo, Jorge Sanchez, também se manifestou e fez um breve discurso em que destacou o histórico e salientou a proposta da conferência.

Sanchez aproveitou a oportunidade para sugerir a criação do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social, idéia que foi abraçada pelo prefeito Paulo Veiga, que tratou que convidar o presidente da Amarribo a integrar o mesmo. Após a cerimônia, conduzida pela advogada Laurília Ruiz de Toledo Veiga, da prefeitura, chegou a hora da primeira palestra, proferida pelo professor Marcelo Arno Nerling, mestre em Instituições Jurídico Políticas e Doutor em Direito do Estado.

Nerling, que também é professor doutor do Curso de Gestão de Políticas Públicas na Universidade de São Paulo (USP), sintetizou o Texto-base da Consocial e seus quatro Eixos Temáticos: promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; atuação dos conselhos de políticas públicas como órgãos de controle; diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

Foram mais de duas horas de explanação e interação, haja vista os questionamentos e posicionamentos de alguns dos presentes, tais como o presidente do Conselho da Amarribo, Léo Torrezan, o pároco de Ribeirão Bonito, Padre Morales, o vereador José Sebastião Baldan e o próprio prefeito Paulo Veiga. A segunda etapa dos trabalhos foi iniciada por volta das oito e meia da manhã deste sábado (19) com a apresentação e votação do regimento da Consocial.

Logo na sequência, mais dois palestrantes abordaram o tema Transparência e Controle Social. Economista e mestre em Economia Aplicada pela FEARP-USP, o professor Victor Toyoji de Nozaki (foto ao lado) explicou, entre outros tópicos, um dos assuntos mais polêmicos em Ribeirão Bonito, principalmente: a questão do rateio anual aos professores. Já o professor e coordenador de Pós-Graduação do Curso Gerente de Cidade da Fundação “Armando Álvares Penteado”, Matheus Bernardo Delbon (foto abaixo), também tratou do tema e aproveitou para falar sobre a reforma administrativa no Executivo.

Cerca de 30 pessoas participaram do segundo e último dia de atividades na etapa municipal da Consocial, em Ribeirão Bonito. À tarde, 20 propostas foram selecionadas e serão encaminhadas à etapa estadual da conferência. Dez delegados irão representar o município na etapa estadual em três setores: sociedade civil, conselhos e poder público. A etapa estadual da Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social será realizada em São Paulo nos dias 30 de março e 1° de abril de 2012.

Delegados eleitos – Sociedade Civil: Antonio Carlos Pasquale, Débora Kimie Waki, Sandra Maria Braga Pessa e Wilson Forte Júnior; Conselhos: Valdir Donizete Alves e Waldete Lopes Ferreira; Poder Público: Antonio Augusto Lazaro, José Carlos dos Santos, Laurília Ruiz de Toledo Veiga e Regina Foschini.

2 comentários:

joao jose de arruda disse...

Ribeirao Bonito graças a AMARRIBO e ao atual Prefeito e um exemplo de transparencia.
As licitações são publicadas em Jornal de Araraquara, que nao tem assinantes nem circulação na cidade. Os ultimos concursos publicos so foram publicados por edital no mural da Prefeitura.
Enquanto isso o site oficial "www.ribeiraobonito.sp.gov.br" nada publica nem licitação, nem edital,mais transparencia que isso so com um grande encontro CONSOCIAL!!!!!!!!!!!

Charles disse...

Os funcionários públicos de Ribeirão Bonito ainda esperam uma reunião com o Sr. Matheus, ele prometeu fazer uma reunião por setores e ainda nem deu resposta. Será que esta Restruturação vai pra votação sem os funcionários serem ouvidos??? Cade a Democracia??

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora