Cidade | Com foco no Rio Jacaré-Guaçu, grupo elege diretoria para defender o meio ambiente em Ribeirão Bonito - Blog Marcel Rofeal

Breaking

sábado, 26 de novembro de 2011

Cidade | Com foco no Rio Jacaré-Guaçu, grupo elege diretoria para defender o meio ambiente em Ribeirão Bonito

Mais de 40 pessoas estiveram presentes em reunião na Câmara

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito

Fotos: Marcel Rofeal/BMR
Mais de 40 pessoas se reuniram na noite desta sexta-feira (25), no plenário da Câmara Municipal de Ribeirão Bonito, com o objetivo de discutir medidas de proteção do Rio Jacaré-Guaçu, que atravessa o município. A reunião foi organizada por um grupo de frequentadores assíduos do flúmen que estão preocupados com a preservação do Jacaré-Guaçu e exigem medidas imediatas para reduzir ou extinguir a degradação do mesmo, pelo menos em solo ribeirão-bonitense. Uma organização foi formada para dar sequência ao trabalho.

Quem presidiu os trabalhos foi o vereador José Luiz Mascaro, um dos responsáveis pela organização do evento. Além dele, participaram da reunião os vereadores Benedita Dejanira de Oliveira e José Sebastião Baldan, o prefeito Paulo Antonio Gobato Veiga, o professor e especialista em Meio Ambiente, Claret Guimarães, além de proprietários rurais e pescadores. Na abertura do encontro, a composição da mesa diretora e a exposição dos objetivos do mesmo, sendo o principal a formação de uma organização visando à defesa do fluxo de água.

As maiores reclamações dizem respeito à poluição do rio e ao aumento da taxa de mortandade dos peixes, dela decorrente. Para o mestrado Claret, a falta de oxigênio é a causa mais provável para a mortandade de peixes, sendo fruto da decomposição de matéria orgânica em grande quantidade que vai parar no fundo do rio. Outra preocupação, segundo Claret, é o assoreamento do Jacaré-Guaçu. Para pescadores, outro grande problema é a retirada de um grande volume de água do rio por uma indústria na divisa com Ibaté.

Depois de quase duas horas de debates, os presentes decidiram pela formação de uma organização que dará início à fiscalização constante do rio e procurará as autoridades competentes para que tomem providências. Até o término da reunião, quinze voluntários se propuseram a participar da diretoria, que já conta com oito cargos formados, sendo José Luiz Mascaro como presidente e Mauro Gazarini vice. Os documentos para a legalização da entidade serão providenciados nos próximos dias, assim como a formação de um conselho de administração.

Rio Jacaré-Guaçu

Com aproximadamente 155 quilômetros de extensão, o Rio Jacaré-Guaçu tem sua nascente nas proximidades da represa do Broa, entre Itirapina e São Carlos, na junção do ribeirão Feijão com o Rio dos Lobos, logo abaixo da barragem. Atravessa sete municípios do interior paulista: Itirapina, São Carlos, Ribeirão Bonito, Araraquara, Gavião Peixoto, Nova Europa e Ibitinga, onde deságua no rio Tietê. Dos 155 quilômetros, 35 são em território ribeirão-bonitense. Entre seus afluentes estão o Monjolinho, Boa Esperança, Chibarro, Ribeirão das Cruzes, Itaquerê e São João.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora