I Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social está prevista para os dias 18 e 19 de novembro
Marcel Rofeal, da Redação
Foto: Divulgação
Terão início na próxima sexta-feira (4), a partir das sete horas da noite, os trabalhos da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social de Ribeirão Bonito, que será realizada, de fato, entre os dias 18 e 19 de novembro deste ano. A Pré-Conferência será realizada na sede da organização não governamental Amarribo Brasil, tendo como objetivos esclarecer dúvidas e incentivar a participação dos cidadãos nos debates. A 1ª Consocial de Ribeirão Bonito contará com três palestrantes em 10 horas.
O anúncio da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social em Ribeirão Bonito foi feito pelo próprio prefeito, Paulo Antonio Gobato Veiga, no final de julho, durante o XII Encontro dos Filhos e Amigos de Ribeirão Bonito organizado pela Amarribo Brasil. Na oportunidade, estiveram presentes o juiz eleitoral, Márlon Reis, e a diretora de Prevenção da Corrupção da CGU – Controladoria Geral da União, Vânia Vieira. O Executivo convocou a conferência através de decreto.
Em 17 de setembro, representantes de entidades ribeirão-bonitenses, como a própria Amarribo, se reuniram pela primeira vez para abordar o assunto no plenário “Vereador Emygdio Lucato”, na Câmara Municipal. A Pré-Conferência, marcada para o próximo dia 4 na sede da Amarribo Brasil, deve servir para esclarecer aos moradores sobre o funcionamento de uma conferência, como participar e, também, para analisar propostas que serão apresentadas na Conferência.
Serão dez horas de debates e palestras. A programação tem início às 19h30 do dia 18, com a palestra de Marcelo Arno Nerling, professor doutor em Gestão de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo (USP). No dia 19, o evento começa a partir das 8h30 e contará com as palestras de Victor Toyoji de Nozaki, economista e mestre em Economia Aplicada pela FEARP-USP, e Matheus Bernardo Delbon, coordenador de Pós-Graduação do Curso Gerente de Cidade da FAAP – Fundação “Armando Álvares Penteado”.
A conferência ainda terá a apresentação, discussão e votação de propostas, e a eleição de delegados para a etapa estadual da Consocial. O objetivo do evento é promover a transparência pública e estimular a participação democrática da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública. A Pré-Conferência será sediada na Rua Aurélio Neves, 355, no centro da cidade – sede da Amarribo Brasil, e a 1ª Consocial de Ribeirão Bonito será realizada no plenário da Câmara Municipal.
Primeira Consocial
O Decreto de Convocação da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social foi assinado pela Presidente da República, Dilma Rousseff, no início de julho. A etapa nacional, que deve ocorrer entre 18 e 20 de maio de 2012 em Brasília, tem como tema “A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública” e será antecedida pelas etapas municipais, que em Ribeirão Bonito será em 18 e 19 de novembro, e estaduais, que em São Paulo será em 30 de março e 1° de abril de 2012.
Um comentário:
Pessoal, vamos participar!!!
É um evento muito importante e Ribeirão Bonito é uma das poucas cidades do Est de São Paulo que atendeu a convocação da CGU.
Parabéns ao Prefeito pela iniciativa e a todos que estão colaborando para a realização da
Conferência.
A hora é essa.
Até quando você vai ficar parado?????
Postar um comentário