Grupo de amigos propõe debate com o intuito de proteger o rio
Marcel Rofeal, da Redação
Imagem: Divulgação
O plenário da Câmara Municipal de Ribeirão Bonito será palco na próxima sexta-feira (25), a partir das 20 horas, de uma reunião importantíssima cujo objetivo, entre outros, é discutir medidas de proteção do Rio Jacaré-Guaçu, que atravessa o município. A idéia partiu de um grupo de amigos que acompanha a situação do flúmen periodicamente, inclusive denunciando a degradação do mesmo. Segundo a organização do evento, a proposta é reunir população e autoridades envolvidas com Meio Ambiente.
Com aproximadamente 155 quilômetros de comprimento, o rio Jacaré-Guaçu passa por sete cidades do interior paulista. Sua nascente está localizada na divisa dos municípios de Itirapina com São Carlos, na junção do ribeirão Feijão com o rio dos Lobos – logo abaixo da barragem da Represa do Broa. Atravessa Itirapina, São Carlos, Ribeirão Bonito, Araraquara, Gavião Peixoto, Nova Europa e Ibitinga, onde deságua na margem direita do rio Tietê. Entre os afluentes, destacam-se o Monjolinho, Boa Esperança, Chibarro, Ribeirão das Cruzes, Itaquerê e São João.
Segundo alguns dos freqüentadores procurados pela nossa reportagem, os sinais de degradação do rio são notórios. O alto índice de mortalidade de peixes em determinadas épocas acaba chamando a atenção para o problema. Para a reunião da próxima sexta, é prevista a criação de uma entidade de proteção do rio Jacaré-Guaçu, tendo na pauta dos trabalhos a discussão de ações que poderão ser desenvolvidas pelo grupo neste sentido. Clique na imagem do convite recebido pelo BMR e saiba mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário