Autoridades das polícias Civil e Militar trataram do assunto em reunião
Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito
Foto: Reprodução
Para a polícia, a onda de assaltos que atingiu residências e estabelecimentos bancários e comerciais da cidade nas últimas semanas está esclarecida. Durante a primeira reunião ordinária do Conselho Comunitário de Segurança de Ribeirão Bonito (CONSEG) em 2012, realizada na noite desta segunda-feira (16), o Capitão da Polícia Militar e um investigador da Polícia Civil falaram sobre o assunto. Doze pessoas estiveram presentes ao encontro.
De acordo com a Polícia Civil, representada pelo investigador Fábio Santos, os responsáveis pelos assaltos à Casa Lotérica, em dezembro, foram identificados. Ainda segundo ele, trata-se de uma quadrilha especializada neste tipo de ação e que age em diversos municípios com a mesma característica. Também de acordo com Santos, é difícil chegar aos criminosos, mas as imagens do circuito interno do estabelecimento ajudaram nas investigações.
Já para a Polícia Militar, representada pelo Capitão Luiz Alberto Andrade de Almeida, as demais ocorrências registradas na cidade são de autoria de usuários de drogas. Andrade afirmou que a falta de educação de berço e desestruturação familiar são fatores determinantes para este tipo de ação. Sobre o assalto ao Banco do Brasil, explicou como os soldados sob sua responsabilidade são instruídos a operar, mas salientou que os assaltantes tiveram sorte.
Em uma tentativa de coibir invasões a estabelecimentos comerciais, o Conselho Comunitário de Segurança deverá retomar o projeto de vídeo-monitoramento no município, principalmente com a instalação de câmeras nas entradas da cidade. De acordo com a presidente do CONSEG, Maria José Prior, um projeto padrão será elaborado e apresentado aos integrantes do conselho, antes de seguir para a captação de recursos que concretizariam a implantação.
Além das discussões acerca dos assaltos em Ribeirão Bonito, representantes do Conselho de Segurança trataram de projetos que poderão ser desenvolvidos no município ainda este ano, como a retomada das visitas periódicas de membros do CONSEG às escolas, palestras aos pais de alunos e a campanha de arrecadação de livros para a biblioteca de Guarapiranga. A próxima reunião do Conselho Comunitário de Segurança será no dia 13 de fevereiro, no Conjunto Habitacional “Prefeito Victor Arnaldo Torrezan”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário