Dilma Rousseff abre Conferência Internacional Anticorrupção - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Dilma Rousseff abre Conferência Internacional Anticorrupção

Evento é organizado pela Amarribo Brasil em parceria com o Instituto Ethos e a Controladoria Geral da União (CGU) 

Marcel Rofeal, enviado a Brasília 

Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidêcia da República
A presidente Dilma Rousseff inaugurou na manhã desta quarta-feira (7), no Centro de Convenções “Ulysses Guimarães”, a XV Conferência Internacional Anticorrupção (IACC, na sigla em inglês), que ocorre de 7 a 10 de novembro em Brasília (DF). O evento, que reuniu mais de 1800 pessoas de cerca de 130 países, é promovido pela Transparência Internacional (TI) e organizado pela Controladoria Geral da União (CGU) em parceria com a Amarribo Brasil e o Instituto Ethos.

O evento teve início por volta das dez e meia da manhã. Na cerimônia de abertura, a presidente da República esteve acompanhada por cinco ministros de estado: Jorge Hage, da Controladoria Geral da União (CGU); Marco Antonio Raupp, da Ciência, Tecnologia e Inovação; embaixador Antonio Patriota, das Relações Exteriores; General José Elito, do Gabinete de Segurança Institucional; e Alexandre Tombini, presidente do Banco Central.

Na mesa dos trabalhos, além da presidente Dilma e dos ministros Hage e Patriota, também estiveram presentes: Agnelo Queiroz, governador do Distrito Federal; Huguette Labelle, presidente da Transparência Internacional; Panthep Klanarongran, presidente da Comissão Nacional Anticorrupção da Tailândia; juiz Barry O’Keefe, presidente do Conselho IACC; Jorge Sanchez, presidente do Conselho da Amarribo Brasil; e Jorge Abrahão, presidente do Instituto Ethos.

Durante a cerimônia de abertura, a Lei de Acesso a Informação, aprovada recentemente no Brasil, foi destacada como um grande avanço na área da transparência. Também foram apontados o Portal da Transparência e a Lei da Ficha Limpa como progressos no combate à corrupção. Os conferencistas, como a jornalista iemenita Tawakkol Karman, Prêmio Nobel da Paz 2011, participaram de plenários durante todo o dia e de oficinas no início da noite. Os trabalhos seguem até o sábado (10).

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora