Bispo preside Missa de São João Batista em Guarapiranga - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Bispo preside Missa de São João Batista em Guarapiranga

Celebração marcou o início da festa em louvor ao Padroeiro do distrito 

Marcel Rofeal, de Guarapiranga 

Fotos: Marcel Rofeal/BMR
Centenas de fiéis participaram na noite desta terça-feira (24) da abertura da Festa de São João Batista em Guarapiranga, distrito que fica a 12 quilômetros de Ribeirão Bonito. O evento, em louvor ao Padroeiro da localidade, teve início com a Santa Missa presidida pelo bispo da Diocese de São Carlos, Dom Paulo Sérgio Machado, e contou com a instalação do mastro na praça central, fogueira, fogos, distribuição de pipoca e apresentação do Coral Encontro de Amigos.

A Missa, que começou pouco antes das 20h, foi histórica. É a segunda vez que Dom Paulo Sérgio Machado preside uma celebração no distrito. Na primeira oportunidade, o bispo havia celebrado a Crisma de jovens. Desta vez, Dom Paulo aceitou o convite do Vigário Paroquial Ricardo Alexandre Pinto, que concelebrou juntamente com o pároco João Francisco Trovilho Morales, para iniciar as festividades do padroeiro. O padre Allan Murilo Ulprist também participou da cerimônia.

Dom Paulo iniciou suas palavras agradecendo o convite e destacando que a Comunidade São João Batista está em fase de preparação para tornar-se uma Paróquia. Em sua homilia, o bispo diocesano frisou a tradição das festas típicas do período em louvor a Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo, e bem humorado arrancou gargalhadas dos fiéis em diversos momentos. Ele também salientou a vida de São João Batista, considerado “o maior entre os nascidos de mulher”, segundo a Bíblia.

No final da celebração, fiéis seguiram a tradição local e, a pé, buscaram o mastro, que mede em torno de 10 metros, em uma residência e o levaram até o Largo de São João Batista, onde foi instalado a poucos metros de uma imensa fogueira em chamas e com queima de fogos. A bênção do mastro e do fogo abriu a parte social da festa. A primeira noite, tipicamente junina, contou com a distribuição de pipoca e apresentação do Coral Encontro de Amigos no Salão Paroquial.

O distrito de Guarapiranga se preparou para o início de sua festa com o Tríduo de São João Batista celebrado entre os dias 20 e 22. Na sexta-feira (20), o tema tratado foi “São João Batista e a Fé”. No sábado (21), “São João Batista e a Esperança” foi o assunto abordado. Já no domingo (22), os fiéis refletiram sobre “São João Batista e a Caridade”. As celebrações foram presididas pelo padre Ricardo Alexandre e reuniram dezenas de fiéis na Igreja de São João Batista nas três noites.

Programação - Com duração até o dia 20 de julho, a Festa de São João Batista de Guarapiranga terá já neste sábado (28) a Noite do Pastel, a partir das 19h30, no Salão Paroquial. Em todos os dias de quermesse haverá barracas de diversão, toca do coelho e pescaria. Também estão previstas para o decorrer do evento atrações como Almoços Festivos, Cavalgada, Leilão de Gado e Show. Para este domingo (29), já estão à venda as adesões para a Feijoada que será servida no almoço.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora