Centenas prestigiam a I Cavalgada de São João Batista - Blog Marcel Rofeal

Breaking

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Centenas prestigiam a I Cavalgada de São João Batista

Inédito, evento marca mais um fim de semana da festa de Guarapiranga 

Marcel Rofeal, de Guarapiranga 

Fotos: Marcel Rofeal/BMR
Dezenas de cavaleiros e amazonas participaram na manhã deste domingo (6), em Guarapiranga, da I Cavalgada em louvor a São João Batista, padroeiro do distrito que fica a 12 quilômetros de Ribeirão Bonito. O evento é inédito e marcou mais um fim de semana da Festa de São João, que acontece até o próximo dia 20. Centenas de pessoas lotaram a Praça Central de Guarapiranga para prestigiarem o momento histórico, que agradou aos presentes e deve se repetir.

Inicialmente previsto para começar por volta das 9h deste domingo (6), a cavalgada teve início pouco depois das 10h. A concentração dos participantes aconteceu no Bar do Pernambuco, na Comunidade Rural Sampaio Vidal, e seguiu por cerca de 10 quilômetros até o distrito. À frente do desfile, Moacyr Copacabana, ao lado da imagem de São João Batista, conduzia os cavaleiros e amazonas com palavras de devoção. Logo atrás, a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

O desfile chegou ao distrito pouco antes das 13h. Cavaleiros e amazonas percorreram as principais ruas de Guarapiranga até chegarem à praça, onde foram recebidos pelo vigário paroquial e capelão da Igreja de São João Batista, Ricardo Alexandre Pinto. Ele já havia ido à concentração e dado a bênção inicial do evento, mas juntamente a centenas de pessoas aguardava a chegada na praça para um momento que, além de entrar para a história, tocou a emoção dos presentes.

As imagens de São João Batista e de Nossa Senhora Aparecida, padroeiros de Guarapiranga e do Brasil, respectivamente, permaneceram na escadaria da igreja durante as orações. Copacabana tirou o chapéu, gesto repetido por todos os que o tinham sobre a cabeça, e passou a proclamar palavras de agradecimento a Nossa Senhora e a São João Batista, mas também a São Sebastião. Com a palavra, o padre Ricardo Alexandre agradeceu a participação e presença de todos.

No alto-falante da igreja, a consagração a Nossa Senhora foi entoada na voz de padre Vitor Coelho e todos os fiéis rezaram um Pai-Nosso e uma Ave Maria. Padre Alexandre iniciou o rito da bênção e aspergiu sobre cavaleiros e amazonas água benta. Já no Salão Paroquial, que estava lotado, a dupla Argeu & Eduardo animou o almoço festivo que, entre outros pratos, oferecia vaca atolada e costela no chão. O evento seguiu durante toda a tarde com jogo de números e apresentação musical.

Para o padre Ricardo Alexandre, por se tratar da primeira edição da cavalgada, o evento foi muito bom e a expectativa é que se repita em breve, com maior público. O padre destaca que a programação da Festa de Guarapiranga segue até o dia 20 de julho e que no próximo sábado (12), haverá a Noite das Porções. Já no domingo (13), que será a grande final da Copa do Mundo de Futebol, haverá assados e a venda do kit-copa (espetinhos assados, refrigerante e cerveja).

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora