Moradores do Centro denunciam problemas na Casa Abrigo - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Moradores do Centro denunciam problemas na Casa Abrigo

Insegurança é uma das maiores queixas após implantação da unidade 

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito 

Foto: Marcel Rofeal/BMR
Moradores mobilizaram um abaixo-assinado em protesto sobre a Casa Abrigo de Ribeirão Bonito, que fica no Centro da cidade. De acordo com vizinhos, há muita insegurança devido a inúmeras ocorrências registradas desde a abertura da unidade, que já acolhe seis menores em situação de vulnerabilidade. Em reunião do Conselho Comunitário de Segurança no último dia 10 de novembro, populares levantaram questões polêmicas e pediram ajuda a autoridades.

Segundo uma das moradoras, há fugas constantes de menores do local e os profissionais contratados em caráter de urgência para a unidade não estão capacitados para o monitoramento dos internos. Haveria fugas frequentes e os próprios vizinhos acabam sendo vítimas de ofensas verbais por parte dos menores. Ainda segundo relatos, adolescentes teriam sido flagrados caminhando sobre telhados de casas vizinhas e uma das internas foi vista nua na janela de um dos quartos.

O Conselho Tutelar afirmou que tem promovido visitas constantes ao local e que os relatórios têm apontado a falta de capacitação dos funcionários, mas que ainda indicam que os menores ainda estão em situação de risco. “Essas crianças são vítimas da família e da sociedade também”, disse uma das representantes do Conselho Tutelar. Uma moradora ainda denunciou que um traficante frequentaria o local e que relatórios do Setor Social sobre a Casa Abrigo omitiriam os problemas.

Procurado, o Departamento Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social considerou absurdas as denúncias, mas preferiu não comentar o caso. Segundo o órgão, uma entrevista deve ser marcada para esclarecer a situação. De acordo com a diretora Vera Lúcia Simões Celestino, os menores estão no local por determinação judicial e que são visitados constantemente por um juiz. Ela confirma que a estrutura não é adequada e que um novo endereço está sendo providenciado.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora