Vereadores questionam iluminação pública no município - Blog Marcel Rofeal

Breaking

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Vereadores questionam iluminação pública no município

Baldan, Manezinho e Pedro Maia enviaram requerimentos ao Executivo 

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito 

Foto: Arquivo/BMR
Os vereadores José Sebastião Baldan (PMDB), Manoelito da Silva Gomes (DEM) e Pedro Maia Almeida (PSDB) apresentaram requerimentos ao Executivo em busca de informações sobre a iluminação pública em Ribeirão Bonito. No documento 023/2015, Baldan e Gomes requer informações sobre reparos e manutenção dos serviços nas vias públicas do município. Já no requerimento 024/2015, Maia questiona sobre a troca de lâmpadas dos postes públicos.

Em setembro de 2013, a Prefeitura de Ribeirão Bonito propôs à Câmara um projeto sobre a criação de uma contribuição para custear a manutenção da iluminação pública no município, que passaria a ser responsabilidade dos governos municipais em janeiro de 2014. Sob os protestos de cerca de 50 pessoas, a Câmara rejeitou a proposta por unanimidade. Pouco depois, no entanto, foi anunciado que o prazo para que os municípios se adequassem à determinação era estendido por mais um ano.

A resolução de 2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) entrou em vigor em janeiro deste ano. De acordo com a Prefeitura de Ribeirão Bonito, o novo encargo geraria uma despesa anual de R$ 600 mil, conforme reportagem publicada no dia 6 de janeiro pelo BMR. No entanto, falta iluminação em diversos pontos da cidade e moradores têm apresentado queixas. Quando procurada, a Prefeitura afirma que a responsabilidade é da concessionária que administra o serviço.

De acordo com o vereador Manoelito Gomes, em discurso na tribuna da Câmara na última segunda-feira (6), a concessionária também afirma que não é de sua responsabilidade a troca, manutenção e instalação de novos pontos de iluminação pública no município. Há informações de que o município teria conquistado na Justiça uma liminar para que o prazo de adequação às exigências fosse estendido, mas enquanto isso, quem sofre na escuridão das vias públicas é a população.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora