Mostra fotográfica resgata a história de Ribeirão Bonito - Blog Marcel Rofeal

Breaking

terça-feira, 30 de junho de 2015

Mostra fotográfica resgata a história de Ribeirão Bonito

Exposição foi aberta nesta segunda-feira no saguão do Paço Municipal 

Marcel Rofeal, da Redação 

Foto: Arquivo
Foi aberta na manhã desta segunda-feira (29), no saguão do Paço Municipal, uma mostra fotográfica realizada pelo projeto de extensão universitária “Desenvolvimento Local: Gestão Pública e Inclusão” da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos – em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Bonito. A exposição “Identidade & Memória: Imagens para registrar o cotidiano, a história e a cultura de Ribeirão Bonito” segue aberta até o dia 26 de julho, das 9h às 16h.

Coordenada pela professora doutora Vera Alves Cepêda, pelo doutorando Felipe Fontana e pelo mestrando Thiago Pereira da Silva Mazucato, a ação cultural buscou capturar a identidade e a memória da comunidade para atingir, observar e apreender importantes aspectos da cultura local. “Nesse sentido, esta atividade teve a intenção de dar visibilidade às percepções identitárias dos sujeitos que fazem a história dessa cidade”, destacam os coordenadores do projeto.

Promover o acesso à cultura em seu amplo significado e o conato entre os moradores e as diversas dimensões de identidade na memória social também foram almejados pela mostra. “Nesta ação, buscou-se promover o registro da identidade e da memória social do município de Ribeirão Bonito através de imagens e por meio da construção de uma exposição fotográfica que, certamente, só se edificou graças à participação da comunidade local que forneceu os registros históricos necessários para a constituição de um acervo fotográfico inédito”, ressaltam.

A fotografia, por sua característica dinâmica e popular, foi usada como mecanismo de captura dos aspectos identitários da cidade e possibilita o contato e a participação entre os atores locais e esta atividade. O projeto contou com o apoio da Escola Municipal “Coronel Pinto Ferraz” e da Prefeitura de Ribeirão Bonito por meio dos Departamentos Municipais de Educação e de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo. “Venham prestigiar nossa exposição”, convidam os coordenadores.

Projeto – O projeto “Governança e Desenvolvimento Local: Novas Ferramentas de Gestão Pública para Inclusão, Inovação e Cidadania” é veiculado pelo Programa de Extensão Universitária do Ministério da Educação (PROEXT-MEC 2014) e alocado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (PPG-Pol/UFSCar).

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora