Jornal Correio D’Oeste inicia resgate de seu acervo histórico - Blog Marcel Rofeal

Breaking

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Jornal Correio D’Oeste inicia resgate de seu acervo histórico

Mais de 90 exemplares dos anos de 1921 e 1922 já foram encontrados 

Da Redação 

Foto: Divulgação
A equipe do Jornal Correio D’Oeste de Ribeirão Bonito intensificou o resgate de seu acervo histórico na última semana. O veículo de comunicação, que completou 100 anos de fundação em janeiro deste ano, é o único impresso em circulação no município. Na última semana, o diretor do jornal Antonio Alício Simões apresentou 94 exemplares do Correio D’Oeste de 1921 a 1922, entregues ao jornalista Marcel Rofeal, editor-chefe do veículo e responsável pela recuperação do arquivo.

De acordo com Alício Simões, resgatar o acervo histórico do Correio D’Oeste é preservar a história de Ribeirão Bonito, contada nas páginas do jornal ao longo de seus 100 anos de existência. Presidente do jornal há quatro décadas, Simões atua no Quinzenário Independente há quase 70 anos. Ele é o quarto proprietário do jornal, fundado por Jorge Ferraz em 1915 e dirigido pelo jornalista Sebastião Macedo e sua esposa Deolinda Caldeira Macedo entre os anos de 1922 e 1973.

Com parte do acervo em mãos, o jornalista Marcel Rofeal foi incumbido de recuperar o conteúdo, que em sua grande parte foi danificado devido à ação do tempo. Segundo Rofeal, o arquivo deve ser digitalizado e, futuramente, disponibilizado a todos que se interessarem. Ele afirma que outro acervo, deixado pelo redator Antonio José Galdino – morto em 2012 aos 103 anos – com todas as edições, desde a primeira, pode ser incorporado a este trabalho, o que está sendo analisado.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora