Caminhada em louvor a Nossa Senhora Aparecida chega à 10ª edição com centenas de fiéis em Ribeirão Bonito - Blog Marcel Rofeal

Breaking

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Caminhada em louvor a Nossa Senhora Aparecida chega à 10ª edição com centenas de fiéis em Ribeirão Bonito

Visitação à capela durante todo o dia e Missas no Morro Bom Jesus marcaram as homenagens à Padroeira do Brasil no município 

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito 

Fotos: Marcel Rofeal/BMR
Centenas de devotos participaram na manhã desta segunda-feira (12), Dia da Padroeira do Brasil, da X Caminhada em Louvor a Nossa Senhora Aparecida em Ribeirão Bonito. Segundo a organização da romaria, mais de 400 pessoas percorreram, a pé, cerca de cinco quilômetros, entre as capelas de Nossa Senhora do Carmo, na zona rural da cidade, e de Nossa Senhora Aparecida, no alto do Morro Bom Jesus no Centro. O trajeto durou em torno de uma hora e meia.

A devoção teve início há 12 anos, após um acidente que quase tirou a vida de Marina Marcato Falcão. Com um traumatismo craniano, ela passou por um longo período de internação na UTI e o quadro clínico chegou a ser considerado irreversível. A fé de familiares e amigos, que pediram a intercessão de Nossa Senhora Aparecida à recuperação da menina, surpreendeu a equipe médica. Hoje com 19 anos, Marina é uma linda jovem saudável e não apresenta qualquer sequela.

Desde 2003, como forma de agradecimento pela saúde de Marina, um grupo de familiares e amigos passou a percorrer quilômetros a pé em sinal de devoção à graça atribuída a Padroeira do Brasil. A partir de 2005, a caminhada tornou-se um evento oficial com a adesão de dezenas de fiéis da cidade e da região. No início, o percurso era de pouco mais de 15 quilômetros pela Rodovia Luís Augusto de Oliveira (SP-215), do trevo de Dourado ao Morro Bom Jesus em Ribeirão Bonito.

Há quatro anos, por orientação da Polícia Militar Rodoviária devido ao grande número de pessoas, o percurso foi alterado e o trajeto é feito dentro do próprio município de Ribeirão Bonito, saindo de uma capela na zona rural, dedicada a Nossa Senhora do Carmo, passando pelas principais ruas do Centro da cidade até a capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida. Pelo caminho, os devotos enfrentam dificuldades, como terra, pedras e subidas íngremes, mas persistem.

Neste ano, na 10ª edição da romaria, a cidade acordou com fogos por volta das 4h30. Seis ônibus lotados partiram de pontos distintos da cidade às 5h com destino à capela do Carmo, localizada na Estrada Municipal RBB-149. Pontualmente às 6h, os fiéis partiram em oração tendo à frente a imagem da Senhora Aparecida. Entre as principais intenções apresentadas, estão as famílias e a situação do país. Também este ano, o percurso no perímetro urbano sofreu algumas alterações.

Pela primeira vez, a caminhada seguiu direto para o Morro Bom Jesus, sem a tradicional passagem pelo Cristo Redentor na entrada da cidade. O percurso durou cerca de uma hora e meia e, também pela primeira vez, foi concluído com a Santa Missa, presidida pelo padre João Francisco Trovilho Morales. Após a cerimônia, a imagem de Nossa Senhora Aparecida passou de mão em mão até ser entronizada no altar da capela, que foi visitada por centenas de fiéis durante todo o dia.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora