Matriz fica lotada para a Missa do Galo em Ribeirão Bonito - Blog Marcel Rofeal

Breaking

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Matriz fica lotada para a Missa do Galo em Ribeirão Bonito

Centenas de fiéis participaram da celebração do nascimento de Jesus 

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito 

Foto: Marcel Rofeal/BMR
Centenas de fiéis lotaram a Igreja Matriz de Ribeirão Bonito na noite da última quinta-feira (24) para a tradicional Missa do Galo. A celebração, presidida pelo padre da Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde João Francisco Trovilho Morales, começou por volta das 20h, quatro horas antes do que, pela tradição da Igreja, deveria começar. No distrito de Guarapiranga, a 12 quilômetros da cidade, a Missa foi celebrada no mesmo horário pelo padre Bruno Sérgio Sedenho.

A Missa do Galo foi instituída pela Igreja Católica no século V e ganhou esse nome após, segundo a tradição, um galo ter cantado fortemente durante a primeira celebração do nascimento de Jesus, anunciando a vinda do Messias, mas estudiosos apontam outras versões. Tradicionalmente, a Missa é celebrada à meia-noite do dia 24 de dezembro, mas em alguns lugares ela é antecipada em algumas horas para que as famílias possam comemorar a chegada do Natal juntas.

Em Ribeirão Bonito, a celebração contou com uma encenação da passagem bíblica do nascimento de Jesus na manjedoura e foi concluída com a entronização da imagem do Menino no presépio instalado em uma das capelas internas do templo. Durante sua homilia, o padre, que durante o ano abordou a importância da família e ressaltou a queda no número de casamentos formalizados na Igreja, destacou o exemplo de um casal, o primeiro a celebrar o matrimônio este ano na cidade.

Casados desde janeiro, em cerimônia presidida pelo próprio padre João Morales na Matriz de Ribeirão Bonito, Nadine e Salvador enfrentaram uma das mais difíceis experiências juntos logo nos primeiros meses de matrimônio, com problemas de saúde. A fé do casal e dos familiares os ajudou a superar as dificuldades e a vencer os desafios. Saudáveis, eles participaram da Missa no primeiro banco e foram convidados a transportar a imagem do Menino Jesus à manjedoura.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora