Diretora da Saúde vai ao Legislativo e rebate acusações - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quarta-feira, 9 de março de 2016

Diretora da Saúde vai ao Legislativo e rebate acusações

Maria Eliza Alboleia falou da tribuna sobre pronunciamento de vereador 

Marcel Rofeal, da Redação 

Fotos: Marcel Rofeal/Arquivo
A reunião ordinária da Câmara de Ribeirão Bonito desta segunda-feira (7) pegou fogo devido à fala do vereador e vice-presidente da Casa, Manoelito da Silva Gomes (DEM), em sessão do último dia 15 de fevereiro. Na oportunidade, Gomes fez acusações à diretora do Departamento Municipal de Saúde de Ribeirão Bonito, Maria Eliza Lazarini Alboleia, que foi à tribuna do Legislativo nesta segunda, rebateu as afirmações do parlamentar e cobrou providências da Mesa Diretora.

Funcionários da Saúde acompanharam a diretora da pasta no Plenário “Vereador Emygdio Lucato” e reagiram durante pronunciamento do vereador, que voltou a comentar o assunto no Tema Livre. “Não falei nenhuma inverdade”, disse Gomes. “Estou muito tranquilo daquilo que eu falei”, ressaltou. Para ele, o único erro que teria cometido na ocasião foi de não ter conversado novamente com a diretora da Saúde. Gomes e Maria Eliza iniciaram uma discussão e foram interrompidos.

Como prevê o Regimento Interno da Câmara, Maria Eliza tomou a palavra ao término da sessão. Ela agradeceu ao presidente da Casa pelo espaço e falou sobre sua carreira profissional. Afirmou que o vereador mentiu em seus pronunciamentos e apresentou parte da gravação em que o parlamentar fez as acusações, as quais considerou “infundadas”. “Ele faltou com a verdade”, disse. Para ela, Gomes apresentou versões diferentes na sessão do dia 15 e na sessão desta segunda.

Disse o vereador, no dia 15 de fevereiro, que levou à diretora uma denúncia de que haveria motorista de ambulância dormindo durante o expediente em casa e com a viatura na garagem da residência. “Eu levei a senhora secretária lá e estava dormindo mesmo”, disse na ocasião. “Eu mostrei motorista tal, casa tal, dormindo tal e um paciente me ligando querendo ajuda para chegar em Américo [Brasiliense], senhora secretária, e [ela] não fez nada”, concluiu o vereador.

Já nesta segunda, a fala foi outra. “Quando eu falei que tinha gente dormindo dentro de casa com o carro da Saúde, eu não sabia quem que era, eu nem estava aqui em Ribeirão Bonito. Eu liguei para a secretária, não sabia nome, não sabia endereço, coloquei a par da situação e ela foi até a residência e me retornou: ‘Manezinho, realmente é verdade’. Inclusive, segundo a secretária, deu uma advertência a este funcionário... Só sei o nome porque a secretária me falou”, disse.

“Numa sessão foi dito uma coisa e hoje foi dito outra. Na [sessão] de hoje, hora com algumas verdades, mas com mentiras também”, disse Maria Eliza. “Preciso de uma prova de que ele me levou, de que dia eu montei no carro, o que foi”, rebateu. “O que aconteceu foi realmente isso, está aqui: ele fez uma denúncia via telefone, aonde peguei o meu carro, apontou onde era a casa do motorista, diferente do que ele disse aqui que não sabia quem era o motorista”, afirmou Maria Eliza.

Maria Eliza relatou que esteve no local com o carro particular, averiguou o caso e tomou providências a respeito. “Eu tenho como provar que as providências foram tomadas porque eu tenho documento, mas quero que vocês peçam via requerimento porque eu não vou expor o nome do motorista aqui porque, como eu falei, tenho ética e profissionalismo”, afirmou. “Agora, se tem motorista ainda praticando esse ato, me aponte que ele será penalizado”, completou.

Segundo a diretora, a Prefeitura tomou providências em reunião com motoristas, registrada em ata. “O que não dá é para ele ficar distorcendo os fatos, tem que falar o que realmente aconteceu e da forma que aconteceu”, disse Maria Eliza. “Existe uma diferença muito grande entre ambulância e carros que transportam os pacientes para fazer exames e consultas ambulatoriais para outros municípios que não sejam dentro do município de Ribeirão Bonito”, destacou a diretora.

O vereador ainda acusou: “No Pronto Socorro, a hora que você for, depois das dez horas [da noite] lá, muita gente morre enquanto ‘nego’ dorme’”. “Quem morreu”, questionou Maria Eliza. Segundo ela, nenhum paciente com enfermidade grave deixou de ser atendido por falta de veículo ou por falta de assistência médica. “Desconheço que alguém tenha morrido porque motorista não foi buscar, porque a enfermeira não fez a medicação, porque o médico não atendeu”, esclareceu. 

“Existem erros? Existem! Nós precisamos consertar todos, tem um monte de erros aí, mas uma acusação dessas, para mim, senhor presidente, é gravíssima”, disse a diretora da Saúde. Maria Eliza ainda questionou ao presidente da Mesa Diretora da Casa “quais as providências que serão tomadas aqui por quebra de decoro”, cobrando uma ação do parlamento em resposta ao comportamento do vereador, e finalizou declarando que “isso não pode ficar impune”.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora