Abandono do Cemitério de Ribeirão Bonito volta a repercutir - Blog Marcel Rofeal

Breaking

domingo, 12 de junho de 2016

Abandono do Cemitério de Ribeirão Bonito volta a repercutir

Reportagem exibida pela EPTV mostra que nada mudou após um ano 

Marcel Rofeal, da Redação* 

Foto: Felipe Lazzarotto/EPTV
A situação de abandono do Cemitério de Ribeirão Bonito voltou a ser destaque no noticiário regional na última segunda-feira (6), quando foi exibida nova reportagem produzida pela EPTV Central, afiliada à Rede Globo, mostrando o descaso para com a necrópole do município. Moradores estão indignados com a situação há anos e, segundo a reportagem, a Prefeitura afirmou estar trabalhando para reparar os danos estruturais apontados, como parte do muro que desabou há meses.

Já há seis anos que o BMR acompanha e denuncia o estado de calamidade no qual se encontra o Cemitério de Ribeirão Bonito. Construído há cerca de 120 anos na região atualmente conhecida como Jardim Heliana II, o local nunca foi planejado. Segundo historiadores, a instalação se deu às pressas devido à epidemia de Febre Amarela que provocou centenas de mortes no município entre os anos de 1896 e 1898. Era urgente levar o cemitério para um ponto mais afastado da cidade.

Com a desorganização das construções, mais vísivel na região mais antiga do cemitério, muitos túmulos ficam quase que inacessíveis, o que gera dificuldades durante alguns sepultamentos. “Às vezes, a gente tem que fazer um sepultamento no meio da quadra, tem que andar pulando por cima dos túmulos com caixão, com corpo, com tudo, e é perigoso alguém se machucar. Não tem acesso, não tem pavimentação boa para a gente andar”, disse à reportagem o coveiro Nelson Mussatti.

Túmulos antigos, sem manutenção, começam a desmoronar. Outros, mais recentes, quebraram e os restos mortais ficam expostos, como o BMR já mostrou. A falta de acessibilidade também é uma das maiores queixas da população. Um carrinho, adquirido recentemente para facilitar o transporte dos corpos, anda poucos metros, pois logo se depara com escadarias ou não encontra passagem. Desde 2009, um projeto de reforma do local está parado na Prefeitura de Ribeirão Bonito. 

(*) Com informações do Portal G1 São Carlos e Araraquara

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora